Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de um curso de auxiliar de enfermagem por seus egressos

.

Avaliação de um curso de auxiliar de enfermagem por seus egressos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de um curso de auxiliar de enfermagem por seus egressos
Outro título Previous students opinion about a nursing auxiliary course
Autor Chaves, Enaura Helena Brandão
Araújo, Valéria Giordani
Unicovsky, Margarita Ana Rubin
Resumo O estudo avalia o desempenho de um curso de auxiliar de enfermagem desenvolvido em um hospital de ensino, identificando aspectos positivos e negativos de seu funcionamento através da opinião de alunos egressos com relação ao alcance dos objetivos propostos, duração do mesmo, conteúdos ministrados, integração teoria x prática, estágios e processo de avaliação. Os dados foram coletados em uma população de 16 alunos que responderam a um questionário cujos resultados identificaram que o curso avaliado é reconhecido na comunidade e vem alcançando seus objetivos junto a mesma, embora algumas sugestões apresentadas levem-nos a repensar uma melhor forma de transmitir e internalizar no aluno a importância do embasamento teórico para uma formação profissional qualificada.
Abstract The study evaluates the performance of a nursing auxiliary course developed in a University Hospital. The aim is to identify positive and negative aspects of its functionning through the previous students opinion about: proposed objectives, duration of the course, subjects developed, theory and practice integration, practical lessons and the evaluation process. The data were collected through a sample of sixteen students that answered a questionnaire. The results showed that the evaluated course is well recognised by the community, although some suggestions indicate that we need to think about a best way of transmitting and internalising in the students the importance of theoretic background to a qualified professional performance.
Resumen El estudio evalúa el desempeño de un curso de auxiliar de enfermeria desenvolvido en un hospitalescuela, identificando aspectos positivos y negativos de su funcionamiento a través de la opinión de alumnos egresos en relación a alcanzar los objetivos propuestos, duración del curso, los contenidos ministrados, integración de la teoria x practica, las practicas y el proceso de evaluación. Los dados fueron colectados en una populación de 16 alumnos que respondierón un cuestionario donde los resultados identificaron que el curso valuado es reconocido en la comunidad y esta alcanzando los objectivos junto a ella, pero, algunas sugestiones dadas nos llevan a repensar una mejor forma de transmitir y internalizar en el alumno la importanzia del embazamiento teorico para la formación profesional calificada.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul. 1998), p. 106-110
Assunto Curso de auxiliar de enfermagem : Educacao : Egressos : Avaliacao
[en] Nursing course
[en] Nursing education
[es] Cursos de enfermeria
[es] Valuación
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23467
Arquivos Descrição Formato
000235419.pdf (47.38Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.