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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Andrépt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234815pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi realizada uma investigação, através do método de pesquisa bibliográfica, sobre a ligação entre processos criativos e as relações sociais, com o objetivo de determinar se estas afetam profundamente ou não a criatividade. Primeiro foram consultados autores fundamentais das áreas de comunicação, marketing e arte. Em seguida, foram consultados autores das áreas de psicologia e educação. Após uma revisão das principais postulações de cada autor em uma de suas obras selecionadas, foi realizada uma análise e conectaram-se as ideias centrais, a fim de elucidar seus pontos compatíveis. Por fim, observaram-se as lacunas entre os modelos dos campos da comunicação e da psicologia, com o intuito de iluminar possibilidades futuras do desenvolvimento da criatividade, em especial para a prática da atividade publicitária. Concluiu-se que a sociabilidade é um fator fundamental para a criatividade, afetando resultados tanto positivamente quanto negativamente e que suas implicações devem ser investigadas mais detalhadamente dentro da comunicação social.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, an investigation was conducted, through the method of bibliographic research, about the connection between creative processes and social relations, with the goal of establishing whether or not the latter influence deeply the former. Firstly, essential authors from social communication (mass media studies), marketing and art were consulted. In the following moment, authors from psychology and education were consulted. After a review of the main considerations of each author in one of their selected works, an analysis was conducted and the central ideas were connected, with the goal of elucidating their compatibilities. Lastly, the gaps between the models of social communication and psychology were observed, in order to illuminate future possibilities in the development of creativity, especially for the practice of advertising activity. It was concluded that sociability is indeed a fundamental factor for creativity, impacting its results both positively and negatively and that its implications should be further studied in the field of social communication (mass media studies).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectSocial communicationen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectMass mediaen
dc.titleOs impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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