Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVernier, Eliane Tatsch Nevespt_BR
dc.contributor.advisorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.contributor.authorPaula, Cristiane Cardoso dept_BR
dc.contributor.authorPadoin, Stela Maris de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:03Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23515pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de reflexões a partir do estudo realizado para conclusão do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Refere-se ao cuidado em Enfermagem, na educação em saúde, ao sercriança que convive com o HIV/AIDS, desenvolvido no Serviço de Doenças Infecciosas Pediátricas do Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Na busca de subsídios para refletir acerca do ser criança, recorreu-se à Teoria da Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad, que iluminou o caminho percorrido e proporcionou a reflexão do saber da Enfermagem, sua finalidade e direção na ciência do cuidado.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo es el resultado de reflexiones a partir del estudio realizado para la conclusión del Curso de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Maria-RS, Brasil. Se refiere al cuidado en Enfermería, en la educación en salud del ser niño que convive con el HIV/SIDA, desarrollado en el Servicio de Enfermedades Infecciosas Pediátricas del Hospital Universitário de Santa Maria-RS, Brasil. En la búsqueda de subsidios para reflexionar acerca del ser niño, se ha consultado la Teoría de la Enfermería Humanística de Paterson y Zderad, que alumbró el camino percorrido, además de propiciar la reflexión sobre el saber de la Enfermería, su finalidad y dirección en la ciencia del cuidado.es
dc.description.abstractThis article is the result of reflections on the study carried out for the completion of the Nursing School at the Federal University of Santa Maria-RS, Brazil. It relates to the Nursing Care on Health Education to the child being that lives with the HIV/AIDS and was developed at the Pediatric Infectious Disease Service of Santa Maria University Hospital-RS, Brazil. Trying to find subsidies in order to make a reflection on the child-being, one resorted to the Humanistic Nursing Theory by Paterson and Zderad that enlightened the followed way, and provided a reflection on the Nursing knowledge, its purpose and its direction in the care science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS. vol. 24, n. 2 (ago. 2003), p. 189-195pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectSíndrome de imunodeficiência adquirida : Criançapt_BR
dc.subjectCuidado del niñoes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectSindrome de inmunodeficiencia adquiridaes
dc.subjectNursingen
dc.subjectChild careen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAcquired immunodeficiency syndromeen
dc.titleReflexões acerca do ser-criança e do cuidado em enfermagem no contexto da AIDSpt_BR
dc.title.alternativeReflexiones acerca del ser-niño y del cuidado de Enfermería en el contexto del SIDA es
dc.title.alternativeReflections on the child being and on the nursing care in AIDS context en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000397619pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples