Repositório Digital

A- A A+

Dinâmica musical : nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natal

.

Dinâmica musical : nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dinâmica musical : nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natal
Outro título Dinámica musical: nueva propuesta metodológica para el trabajo con embarazadas en el prenatal
Outro título Musical dynamics: new methodological proposal at work with pregnant women during prenatal care
Autor Ravelli, Ana Paula Xavier
Motta, Maria da Graça Corso da
Resumo Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante vivencia a utilização da música no processo ensino/aprendizado em pré-natal. Participaram sete gestantes primíparas, no terceiro trimestre gestacional. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Paraná, Brasil.. Para coleta, utilizou-se: dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical, entrevista semi-estruturada e observação. Os resultados desvelaram que a música facilita o processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo, sonoro; propício à formação de vínculos e, educandos/gestantes, na compreensão da vivência gestacional.
Resumen Estudio cualitativo, utilizando Método Creativo y Sensible y Análisis de Contenido. Objetiva conocer el modo que la mujer vive utilizar la música para comprensión del embarazo. Fueran primíparas embarazadas, en tercer ciclo gestacional, y pasó en unidad de salud en Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Para la colecta, usó la dinámica de creatividad y sensibilidad, llamada dinámica musical, Entrevista semi-estructurada y observación. Los resultados mostraron que la música empleada como herramienta del proceso enseñanza/aprendizaje, favorece el educador/ enfermero en actividades educativas, promoviendo interaciones y atmósfera favorable para formación de vinculaciones, como al educandos/embarazadas la comprensión del proceso de embarazo.
Abstract It is qualitative research, using and Creative and Sensible Method and Content Analysis. It aimed to find out how pregnant women experience the use of music to understand the gestational process. Participants were seven primiparous pregnant women, during the third trimester of pregnancy. The study happened in the Basic Health Center in Ponta Grossa, Paraná, Brazil. For data collection, creativity and sensitivity dynamics were employed, called musical dynamics, as well as a semi-structured interviews and observation. Results have showed that music can be employed as a facilitating resource in the teaching/learning process, favoring educators/nurses in their educational activities.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 25, n.3 (dez. 2004), p.367-376
Assunto Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação em saúde
Gestantes
Música
Terceiro trimestre da gravidez
[en] Health education
[en] Mursing care
[en] Music
[en] Pregnancy trimester
[en] Pregnant women
[en] Prenatal care
[en] Third
[es] Atención de enfermería
[es] Atención prenatal
[es] Educación en salud
[es] Mujeres embarazadas
[es] Tercer trimestre del embarazo
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23528
Arquivos Descrição Formato
000504713.pdf (53.37Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.