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Grupo e funcionamento grupal na atividade dos enfermeiros: um conhecimento necessário

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Grupo e funcionamento grupal na atividade dos enfermeiros: um conhecimento necessário

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Título Grupo e funcionamento grupal na atividade dos enfermeiros: um conhecimento necessário
Outro título Grupo y funcionamiento grupal en la actividad de los enfermeros: un conocimiento necesario
Outro título Group and group interaction in nurses’ activities: a needed knowledge
Autor Grossmann, Eliane
Kohlrausch, Eglê Rejane
Resumo Este estudo verificou o conhecimento de enfermeiros sobre grupos e funcionamento grupal, bem como as premissas que fundamentam suas atividades enquanto coordenadores de suas equipes de trabalho. Pesquisa delineada pela abordagem exploratório-descritiva, realizada em um hospital universitário de Porto Alegre, Brasil. Pelos resultados, 97% dos participantes gostam de trabalhar em grupo e 77,7% utilizam conhecimento empírico e teórico embasando suas atividades. Contudo, a maioria desconhecia o significado de grupo operativo e supostos básicos. Utilizando o conhecimento empírico e teórico, o enfermeiro pode ter instrumentos para trabalhar com as emoções do grupo e fundamentar o seu agir no cuidado ao cliente.
Resumen Este estudio verificó el conocimiento de los enfermeros sobre grupos y funcionamiento grupal, así como las premisas que fundamentan sus actividades en cuanto coordinadores de sus equipos de trabajo. Investigación delineada por el abordaje exploratorio-descriptivo, realizada en un hospital universitario de Porto Alegre, Brasil. Por los resultados, al 97% de los participantes les gusta trabajar en grupo y el 77,7% utiliza el conocimiento empírico y teórico basando sus actividades. Sin embargo, la mayoría desconocía el significado de grupo operativo y supuestos básicos. Utilizando el conocimiento empírico y teórico, el enfermero puede tener instrumentos para trabajar con las emociones del grupo, y fundamentar su actuación en el cuidado al cliente.
Abstract This study aimed at verifying the knowledge of nurses about groups and group functioning, as well as knowing which premises found their activities as coordinators of their working teams. The research was outlined by the descriptive-exploratory approach, carried out in a university hospital in Porto Alegre, Brazil. The results show that 97% of the participants like group work while 77.7% of the nurses use both empirical and theoretical knowledge as the basis for their activities. However, most of them were unaware of the meaning of operative group and basic assumptions. By using the empiric and theoretical knowledge, the nurse can have tools to work with group emotions and support actions regarding the client’s care.
Contido em Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre. vol. 27, n. 1 (mar. 2006), p. 71-79
Assunto Educação em enfermagem
Equipe de enfermagem
Estrutura de grupo
[en] Education nursing
[en] Group structure
[en] Nursing team
[es] Educación de Enfermería
[es] Estructura de grupo
[es] Grupo de Enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23544
Arquivos Descrição Formato
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