Repositório Digital

A- A A+

A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem : o aprender para educar

.

A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem : o aprender para educar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem : o aprender para educar
Outro título La educación en salúd en el currículo de un curso de enfermería: el aprender para educar
Outro título Education in health in the curriculum of a nursing course: learning for teaching
Autor Rosa, Raquel Borba
Maffacciolli, Rosana
Nauderer, Taís Maria
Pedro, Eva Néri Rubim
Resumo A educação em saúde constitui papel do enfermeiro nos diferentes contextos de trabalho. Observa-se que essas ações nem sempre são adequadas. Pressupõe-se, como uma das causas para isso, o despreparo teórico dos profissionais. O objetivo deste artigo, é refletir como um curso de graduação em enfermagem vem abordando a educação em saúde junto a seus alunos. Trata-se de uma pesquisa documental sendo os dados coletados nos planos de ensino de um curso de bacharelado em enfermagem. A análise evidenciou que o tema não é abordado adequadamente em todas as disciplinas como deveria. Conclui-se que a formação deve ampliar o aporte teórico das práticas de educação em saúde.
Resumen La educación en salud constituye el papel del enfermero en los diferentes contextos del trabajo, pero en la práctica se observa que esas acciones ni siempre son adecuadas. Se presupone que unas de las causas para eso es la escasa contribución teórica de los docentes. El objetivo de este artículo es reflexionar como un curso de graduación en enfermería viene abordando la educación en salud junto a sus alumnos. Es una pesquisa de documentos siendo los datos colectados en los planos de enseñanza de un curso de licenciatura en enfermería. El análises evidenció que el tema no es abordado adecuadamente en todas las disciplinas como debería. Se concluye que la formación del enfermero necesita de un soporte teórico más amplio que dé sustentación a las prácticas de educación en salud.
Abstract The education in health constitutes the role of the nurse in the different contexts of the work but in practice it has been observed that these actions not always are adequate. It is assumed that one of the causes is the scarce theoretical contribution of the teachers. The objective of this article is reflecting on how a graduation course of nursing has been approaching the health education with its pupils. It is a documental research being the data collected in the teaching plans of the nursing graduatin course. The analysis evidenced that the subject is not approached adequately in all of the disciplines, as it should be. The drawn conclusion is that the education of the nurse must broaden the theoretical information on the practices in health education.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jun. 2006), 185-192
Assunto Currículo
Educação em enfermagem
Educação em saúde
[en] Education
[en] Health education
[en] Nursing
[es] Currículum
[es] Educación
[es] Educación en enfermería
[es] Educación en salud
[es] Enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23548
Arquivos Descrição Formato
000549526.pdf (47.21Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.