Repositório Digital

A- A A+

O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS

.

O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
Outro título El desafío de enseñar a cuidar bajo la óptica de los docentes de la EEUFRGS
Outro título The challenge of care teaching from the point of view of the professors of EEUFRGS
Autor Nunes, Dulce Maria
Wegner, Wiliam
Resumo O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano.
Resumen El objeto de este estudio es la enseñanza y la práctica de la atención humana. Se constituye en la tercera etapa de la investigación sobre el tema: El desafío de enseñar a cuidar bajo el punto de vista de los académicos, enfermeros y, en esta, de los docentes de la EEUFRGS. Es un estudio cualitativo fenomenológico con el apoyo teórico-filosófico de Martín Heidegger. El propósito de esta etapa es conocer/entender el modo como ocurre la enseñanza teórica y práctica de la atención humana, orientación curricular del curso de graduación. El análisis fenomenológico evidencia que los docentes empiezan el basamento del alumno para la atención partiendo de las experiencias del cotidiano y de la fundamentación científica; el cuidado holístico caracteriza la atención humana.
Abstract The object of this study is teaching and practicing human care. It comprises the third stage of the research on the theme: the challenge of teaching how to care from the point of view of the academic students, nurses and, in this one, the professors of EEUFRGS. It is a qualitative, phenomenological study with Martin Heidegger’s theoretical and philosophical support. The purpose of this stage is knowing/understanding how the theoretical and practical teaching of human care occurs, considering that it is the curricular guidance of the graduation course. The phenomenological analysis evidences that the professors initiate the students’ foundations regarding care from their daily experiences and from the scientific foundation; holistic care characterizes the human care.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 26, n. 3 (dez. 2005), p. 358-368
Assunto Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
[en] Empathy
[en] Nursing
[en] Teaching
[es] Empatía
[es] Enfermería
[es] Enseñanza
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23554
Arquivos Descrição Formato
000560691.pdf (41.91Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.