Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorMarques, Mayra Côrreapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:41:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235604pt_BR
dc.description.abstractQuerido(a) leitor(a), esta dissertação pretende ativar algo que chamo de “arquivos de frequentação” para explorar a seguinte questão: Que pode a operação com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte? A ideia de “frequentação” é algo que venho mobilizando há algum tempo, tem a ver com uma atitude enquanto aluna, professora e pesquisadora, uma postura inventiva (KASTRUP, 2007), à espreita (DELEUZE; PARNET, 1998) e disponível ao que vier. Os arquivos de frequentação são oriundos de contextos de formação inicial, continuada e do campo profissional. São a trama de fios vitais (INGOLD, 2012) da vida docente que energiza a pesquisa: sensações, restos, rascunhos, memórias, esboços, encontros, imagens, sons, sabores, entre outras coisas que são postas sobre a mesa em tensionamento, diálogo e complementariedade (MOSSI, 2015). A ativação de arquivos é meu artifício para transitar entre docência e arte, numa pesquisa bricoleur que se constitui por experimentações, sobras e achados. Interessa um ‘eu’ menor, uma educação menor (GALLO, 2017) e um modo “vira-lata” (BALDISSEROTO, 2018) de existência. Ao acionar um modo vira-lata de manipular os arquivos de frequentação e transitar pelo campo, pretende-se modular esses materiais em uma produção de sentidos singular e nutrida por experimentações do Comum (MORAES; PARRA, 2020). Tais experimentações, somadas às modulações dos arquivos resultaram em uma série de invencionários, que são produtos e produtores da pesquisa e das suas linhas de continuidade.pt_BR
dc.description.abstractDear reader, this dissertation intends to activate something I call “frequentation files" to explore the following question: What can the operation with frequentation files do in a research between teaching and art? The idea of “frequentation” is something I have been mobilizing for some time, it has to do with an attitude as a student, teacher and researcher, an inventive posture (KASTRUP, 2007), on the lookout (DELEUZE; PARNET, 1998) and available to whatever come. The frequentation files come from the initial and continuing education and professional experience. They are the web of vital threads (INGOLD, 2012) of the teaching life that energizes the research: sensations, remains, sketches, memories, encounters, images, sounds, flavors, among other things that are put on the table in tension, dialogue and complementarity (MOSSI, 2015). The activation of archives is my artifice to move between teaching and art, in a bricoleur research that consists of experimentations, leftovers and findings. What matters is a smaller 'me', a smaller education (GALLO, 2017) and a “mutt” way (BALDISSEROTO, 2018) of existence. By activating a "mutt" way of manipulating the files of frequentation and transiting through the theoretical field, it is intended to modulate these materials into a production of singular meanings, nourished by experimentations in the Common (MORAES; PARRA, 2020). Such experimentations, added to the modulations of the archives, resulted in a series of “invencionários”, which are products and producers of the research and its lines of continuity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFrequentation filesen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectDIYen
dc.subjectMutt wayen
dc.subjectCommonen
dc.titlePor um modo de existência vira-lata : bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples