Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHashizume, Lina Naomipt_BR
dc.contributor.authorGrando, Déborapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T04:38:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235641pt_BR
dc.description.abstractA síndrome de Down é a anomalia genética mais comum em humanos. A manutenção da saúde bucal dessa população implica na melhoria de suas condições sistêmicas e de convívio social, melhorando sua auto-estima e interação com a sociedade. Portanto, avaliar o acesso e a satisfação ao atendimento odontológico recebido por esta população é importante. O objetivo do presente estudo foi avaliar o acesso e a satisfação ao atendimento odontológico recebido por indivíduos com síndrome de Down na visão de seus pais ou cuidadores. O presente estudo contou com a participação de 54 pais ou cuidadores de indivíduos com síndrome de Down. Os participantes responderam a um questionário que avaliou o acesso a atendimento odontológico e a satisfação a respeito do atendimento recebido por seus filhos ou indivíduos cuidados. Os resultados do presente estudo encontraram que 89,09% da população estudada já tinha comparecido a consulta odontológica e que o principal motivo para a mesma foi prevenção. Os serviços públicos foram os mais procurados por essa população e 97,9% dos entrevistados se mostrou satisfeito com o atendimento odontológico ofertado a seus filhos. Os indivíduos entrevistados avaliaram positivamente o acesso aos serviços odontológicos e se consideram satisfeitos com o atendimento recebido por pacientes com síndrome de Down em PortoAlegre/RS.pt_BR
dc.description.abstractDown syndrome is the most common genetic abnormality in humans. The maintenance of the oral health of this population implies in the improvement of its systemic conditions and of social life, improving its self-esteem and interaction with the society. Therefore, assessing the access and satisfaction to the dental care received by this population is important. The objective of the present study was to evaluate access and satisfaction to dental care received by individuals with Down syndrome from the perspective of their parents or caregivers. The present study had the participation of 54 parents or caregivers of individuals with Down syndrome. Participants answered a questionnaire ondo evaluating access to dental care and satisfaction regarding the care received by their children or care individuals. The results of the present study found that 89.09% of the population studied had already attended the dental visit and that the main reason for it was prevention. Public services were the most sought after by this population and 97.9% of respondents were satisfied with the dental care offered to their children. The individuals interviewed positively evaluated the access to dental services and considered themselves satisfied with the care received by patients with Down syndrome in Porto Alegre / RS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccessen
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectDown syndromeen
dc.subjectDental servicesen
dc.subjectSatisfactionen
dc.titleAvaliação do acesso ao atendimento odontológico e satisfação na visão de pais ou cuidadores de indivíduos com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064705pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples