Repositório Digital

A- A A+

Dimensionamento de pessoal de enfermagem em centro cirúrgico

.

Dimensionamento de pessoal de enfermagem em centro cirúrgico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dimensionamento de pessoal de enfermagem em centro cirúrgico
Outro título Dimensionamiento de personal de enfermería en un centro quirúrgico
Outro título Nursing personnel planning in a surgical unit
Autor Lima, Luciana Bjorklund de
Magalhães, Ana Maria Müller de
Resumo O presente estudo de caso apresenta a aplicação de um modelo de dimensionamento de pessoal de enfermagem em área de centro cirúrgico em um hospital geral da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, relacionando os resultados com a literatura e a realidade estudada. São apresentados os resultados de cálculos que identificam a capacidade anual da unidade e a capacidade anual de horas de enfermagem. Os valores encontrados através da aplicação do modelo de dimensionamento de pessoal podem contribuir com um planejamento de pessoal de enfermagem de maior precisão para o atendimento dos cuidados de enfermagem no perioperatório, permitindo uma melhoria da produtividade.
Resumen El presente estudio de caso presenta la aplicación de un modelo de dimensionamiento de personal de enfermería en un centro quirúrgico de un hospital general de la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil y relaciona los resultados obtenidos con la literatura y la realidad estudiada. Se presentan los resultados de los cálculos que identifican la capacidad anual de la unidad y la capacidad anual de horas de enfermería. Los valores obtenidos, a través de la aplicación del modelo de dimensionamiento de personal, pueden contribuir a una planificación más exacta de las necesidades de personal de enfermería para la prestación de los cuidados de enfermería en el perioperatorio, permitiendo así una mejora de la productividad.
Abstract This case study discusses the application of a model to determine the number of nurses in the surgical unit in a general hospital of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The obtained results were compared with literature findings. Results of calculations identifying the annual capacity of the unit and the annual capacity of nursing hours are presented. The results obtained by applying this model can allow higher precision when planning the number of nurses needed in this unit for nursing care during pre- and post-surgery, thereby contributing to improve productivity.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 3 (set. 2006), p. 426-433
Assunto Assistência perioperatória
Centro cirúrgico hospitalar
Enfermagem
Recursos humanos de enfermagem no hospital
[en] Hospital
[en] Nursing
[en] Nursing staff
[en] Perioperative care
[en] Surgery department
[es] Atención perioperativa
[es] Enfermería
[es] Personal de enfermería en hospital
[es] Servício de cirurgía en hospital
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23567
Arquivos Descrição Formato
000574005.pdf (33.73Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.