Repositório Digital

A- A A+

Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais

.

Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
Outro título Acceso y conocimiento de los académicos de enfermería acerca de recursos computacionales
Outro título Access and knowledge of nursing undergraduates on computational resources
Autor Severo, Carolina Lopes
Cogo, Ana Luisa Petersen
Resumo Este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e a utilização de recursos computacionais por parte de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. A investigação, de caráter quantitativo, foi constituída por 123 acadêmicos de enfermagem (45 da 1ª etapa do curso, 35 da 5ª etapa e 43 da 9ª etapa). Os dados foram processados no software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) e aplicado o teste de significância de qui-quadrado de Pearson com nível de significância em p ≤ 0,05. Os acadêmicos consideraram básico e intermediário o nível de seu conhecimento de informática, adquirido predominantemente auto-aprendizagem, não ocorrendo elevação significativa deste conhecimento ao longo do curso.
Resumen El objetivo de este estudio fue caracterizar el conocimiento y la utilización de recursos computacionales por parte de académicos de Enfermería de una universidad pública. La investigación, de carácter cuantitativo, se constituyó de 123 académicos de Enfermería (45 de la primera etapa de la carrera, 35 de la quinta etapa y 43 de la novena etapa). Los datos han sido procesados en el software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), y se aplicó la prueba de significancia del quicuadrado de Pearson, con nivel de significancia de p ≤ 0,05. Los académicos consideran básico o intermedio su conocimiento de informática, adquirido predominantemente por auto-aprendizaje, no ocurriendo elevación significativa de ese conocimiento a lo largo de la carrera.
Abstract The objective of the present study was to characterize the knowledge and use of computational resources by nursing undergraduates of a public university. A quantitative study was conducted with 123 nursing students (45 in the 1st term of the course, 35 in the 5th term, and 43 in the 9th term). Data were processed using the software package Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), and Pearson’s chi-square test was applied with a significance level of p £ 0,05. Results showed that students considered that their knowledge on information technology informatics was basic and intermediary, that it was acquired mostly by self-teaching, and that it had not significantly improved during the course.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 4 (dez. 2006), p. 516-523
Assunto Conhecimentos em informática
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
[en] Computer literacy
[en] Education
[en] Educational technology
[en] Nursing
[es] Conocimientos en informática
[es] Educación en enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23570
Arquivos Descrição Formato
000589337.pdf (39.85Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.