Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZanatta, Elisangela Argentapt_BR
dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:20Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23588pt_BR
dc.description.abstractOs saberes e práticas de cuidados das mães precisam ser entendidos para serem reconhecidos pelos profissionais de saúde. Realizou-se uma investigação qualitativa com abordagem participativa, com dez mães atendidas em uma Equipe de Saúde da Família do Estado do Rio Grande do Sul, objetivando conhecer seus saberes e práticas de cuidado à criança de zero a seis meses de vida. Para coletar as informações, realizaram-se quatro encontros intitulados “processo reflexivo-educativo”, fundamentado na estratégia teórico-metodológica dos Círculos de Cultura, proposta por Paulo Freire. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. O estudo revelou a existência de uma dissonância entre o saber e o fazer das mães frente aos cuidados com o filho e apontou para a necessidade de uma maior aproximação entre os profissionais de saúde e a família, visando à troca de informações e à aliança de saberes no cuidado da saúde da criança.pt_BR
dc.description.abstractLos saberes y prácticas de cuidados de las madres necesitan ser entendidos para seren reconocidos por los professionales de la salud. Se realizó una investigación cualitativa con abordaje participativa, con diez madres atendidas en un Equipo de Salud de la Familia del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, objectivando conocer sus saberes y prácticas de cuidado al niño de cero a seis meses de vida. Para colectar las informaciones, se realizaran cuatro encuentros intitulados “proceso reflexivo-educativo”, fundamentado en la estrategia teórico-metodológica de los Círculos de Cultura, propuesta por Paulo Freire. Las informaciones fueran sometidas al analisis de contenido. El estudio reveló la existencia de una disonancia entre el saber y el hacer de las madres frente a los cuidados con el hijo y indicó para la necesidad de una mayor aproximación entre los profesionales de salud y la familia con vistas al cambio de informaciones y a la alianza de saberes en el cuidado de la salud del niño.es
dc.description.abstractMothers’ knowledge and practices must be understood to be recognized by health care professionals. This was a qualitative investigation with a participatory approach carried out with 10 mothers who attended a Family Health Team in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The study aimed at knowing their knowledge and practices as to the health of 0 to 6-month-old infants. Information was collected during four meetings, called “reflective-educative process”. Such process is based on the theoretical-methodological strategy of the Circles of Culture proposed by Paulo Freire. Information was submitted to content analysis. The study reveals the existence of dissonance between what mothers know and what they actually do in when it comes to childcare. It also indicates the need for greater proximity between health care professionals and families so that information on child health care is shared.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 4 (dez. 2007), p. 556-563pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelaciones madre-hijoes
dc.subjectRelações mãe-filhopt_BR
dc.subjectCuidado del lactantees
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectBienestar del niñoes
dc.subjectCuidado do lactentept_BR
dc.subjectAtención de enfermeríaes
dc.subjectMother-child relationsen
dc.subjectInfant careen
dc.subjectChild welfareen
dc.subjectNursing careen
dc.titleSaberes e práticas de mães no cuidado à criança de zero a seis mesespt_BR
dc.title.alternativeSaberes y prácticas de las madres en el cuidado al niño de cero a seis meses es
dc.title.alternativeMothers' knowledge and practices in 0 to 6-month-ol infant care en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000628564pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples