Repositório Digital

A- A A+

Passagem de plantão : um recurso estratégico para a continuidade do cuidado em enfermagem

.

Passagem de plantão : um recurso estratégico para a continuidade do cuidado em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Passagem de plantão : um recurso estratégico para a continuidade do cuidado em enfermagem
Outro título Cambio de guardia: un recurso estratégico para la continuidad del cuidado en enfermería
Outro título Shift reporting: a strategic resource for the continuity of nursing care
Autor Portal, Kelly Magnus
Magalhães, Ana Maria Müller de
Resumo A passagem de plantão é um importante instrumento de trabalho para a organização e planejamento dos cuidados de enfermagem. O objetivo deste estudo foi descrever como a atividade de passagem de plantão é realizada em algumas unidades de um hospital universitário de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e o conhecimento que os enfermeiros, têm em relação às diversas maneiras de sistematizá-la. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou dois métodos de coleta de dados: a observação e um questionário respondido pelo profissional enfermeiro. Utilizou-se análise de conteúdo do tipo temática para analisar as informações. A organização da passagem de plantão acontece com uma reunião da equipe de enfermagem para troca de informações em todas as unidades, embora os enfermeiros conheçam outras formas. Muitos fatores interferem, tanto positivamente quanto negativamente, no transcorrer da atividade de passagem de plantão, cabendo ao enfermeiro buscar melhorias para que esse momento seja tranqüilo, sistemático e efetivo.
Resumen El cambio de guardia es un importante instrumento de trabajo para la organización y la planificación de los cuidados de enfermería. El objetivo de este estudio es describir como se viene realizando la actividad de cambio de guardia en algunas unidades de un hospital universitario de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, así como el conocimiento que los enfermeros tienen en relación con las diferentes maneras de sistematizar esta acción. Se trata de una investigación cualitativa que utiliza dos métodos de toma de datos: la observación y un cuestionario respondido por el enfermero. Se utilizó un análisis de contenidos de tipo temático para analizar las informaciones. La organización del cambio de guardia ocurre mediante una reunión del equipo de enfermería para intercambiar información de todas las unidades, a pesar de que los enfermeros conozcan otras formas de hacerlo. Muchos factores interfieren, tanto positiva como negativamente en el transcurso de la actividad de cambio de guardia, y cabe al profesional de enfermería buscar mejorar ese momento para que sea tranquilo, sistemático y efectivo.
Abstract Shift reporting is an important tool for organizing and planning nursing care. The purpose of this study was to describe how shift reporting is conducted in some wards of a teaching hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, and to identify the nurses’ knowledge on how to systematize this activity. Two data collection methods were used in this qualitative study: observation of shift report; and a questionnaire answered by nurses. Data were submitted to thematic content analysis. In all wards, shift report happened during a nurses’ meeting, when information was exchanged, although nurse knew other form of shift reporting. Several positive and negative factors affect shift reporting, and the nursing staff should try to make this activity as easy, systematic, and effective as possible.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 29, n.2 (jun. 2008), p. 246-253
Assunto Passagem de plantão : Comunicação : Enfermagem
[en] Communication
[en] Continuity of patient care
[en] Information exchange
[en] Shift work
[es] Comunicación
[es] Continuidad de la atención al paciente
[es] Intercambio de información
[es] Trabajo por turnos
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23596
Arquivos Descrição Formato
000662003.pdf (280.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo
Percorrer

  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.