Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorGarske, Cristian Severopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T04:46:14Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235966pt_BR
dc.description.abstractMeditação, música, vídeos, jogos e redes sociais, disponibilizadas principalmente por dispositivos móveis, são consideradas ferramentas para o enfrentamento do distanciamento social pelo seu uso como medida de autoanálise, distração e interação social. De acordo com as pesquisas realizadas, percebeu-se que os aplicativos são fundamentais na pandemia, gerando apoio emocional através de inúmeras atividades e, por consequência, melhoria na qualidade de vida. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso consiste na proposta de um aplicativo que auxilie nesse enfrentamento, trazendo uma série de ferramentas e boa experiência de uso. Por meio de uma metodologia adaptada a partir do método de planos de Garrett e dos método de cascata e Lean UX propostos por Unger e Chandler, foram coletados e analisadas informações sobre o público-alvo, contexto e soluções similares, chegando ao conceito "Aprendizado interno e cuidado externo”. Depois de entender as necessidades do público-alvo e estabelecer os requisitos e funcionalidades pretendidos para o aplicativo, foram geradas alternativas, selecionando e desenvolvendo seus aspectos favoráveis para criar o design visual e a interface que permitiu a prototipação não-funcional do aplicativo. Ao final, foi realizado um teste com o público-alvo e verificou-se que a solução final possui potencial para auxiliar no enfrentamento do distanciamento social.pt_BR
dc.description.abstractMeditation, music, videos, games and social networks, made available mainly through mobile devices, are considered tools for dealing with social distancing due to their use as a tool for self-analysis, distraction and social interaction. According to the surveys carried out, it was realized that applications are essential in the pandemic, generating emotional support through numerous activities and, consequently, improving quality of life. In this sense, the present undergraduate thesis consists in the proposal of an application that helps in this coping, bringing a series of tools and a good user experience. Through a methodology adapted from the Garrett plan method and the waterfall and Lean UX method proposed by Unger and Chandler, information about the target audience, context and similar solutions was collected and analyzed, reaching the concept "Internal learning and external care.” After understanding the needs of the target audience and establishing the requirements and intended functionality of the application, alternatives were generated, selecting and developing their favorable aspects to create the visual design and interface that allowed for non-functional prototyping. At the end, a test was carried out with the target audience and it was verified that the final solution has potential to help in coping with social distancing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectSocial distancingen
dc.subjectMental healthen
dc.subjectDesign de interaçãopt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectUser experienceen
dc.subjectInterface designen
dc.subjectApplicationen
dc.subjectAdultsen
dc.titleAplicação digital com foco na experiência do usuário : fortalecendo o emocional em tempo de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples