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dc.contributor.advisorSoares, Leônidas Garciapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Maria Júlia Schardosim Cotta dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T04:46:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235997pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o volume de produtos desenvolvidos pelo mercado da moda, o desejo dos usuários de cada vez mais se identificar com as marcas que utilizam e o interesse dessas pessoas por conhecer quem está criando os produtos que vestem, este trabalho busca, responder a pergunta: quem são os designers brasileiros que hoje estão trabalhando com estamparia no mercado varejista de moda? Para tanto, optou-se por desenvolver um livro que registrasse parte do trabalho desenvolvido por esses designers. Afora dar mais visibilidade a estas pessoas, o trabalho também se preocupa em pontuar as diferenças entre o design de superfície, o design têxtil e o design de estamparia e oportunizar a autora o exercício dos três papéis relacionados a construção de um livro: conteudista, editora e designer gráfica. Para isso, esta pesquisa fará uso de um método desenvolvido a partir das metodologias propostas por Matté (2004) e Redish (2000), sendo a primeira voltada para produção de projetos gráficos-impressos e a segunda referente ao design de informação. O trabalho compreendeu as etapas de planejamento, fundamentação teórica, pesquisa, geração de alternativas e modelagem final. Por fim, foi desenvolvido um modelo 3D do projeto do livro que, por limitações da pandemia COVID-19, substitui o modelo físico.pt_BR
dc.description.abstractBearing in mind the amount of products developed by the fashion industry and the users' desire to identify with the brands they wear as well their interest on knowing who is creating these products, this work seeks to answer the question: who are the Brazilian designers who are currently working with pattern design in the fashion retail market? For this purpose, it was decided to develop a book that recorded the work developed by these designers, as well as giving visibility to them, tracing the differences between surface, textile and pattern design and exercising the three roles related to the construction of a book: content writer, editor and graphic designer. The research was based on an adapted method merging Matté (2004) and Redish (2000) methodologies in which the first one was used to analyse the production of graphic-printed projects and the second referring to information design.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectDesign de superfíciept_BR
dc.subjectPattern designen
dc.subjectSurface designen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectBrazilian fashionen
dc.titleLivro "Estampa à vista" : uma janela para o trabalho dos designers brasileiros hojept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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