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dc.contributor.authorMedeiros, Hilda Maria Freitaspt_BR
dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:24Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23603pt_BR
dc.description.abstractO artigo compreende o existir de crianças com aids em Casa de Apoio, sob o olhar da Teoria de Enfermagem Humanística. A pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem existencial-fenomenológico-humanística, na Nursology de Paterson e Zderad. No cenário, uma Casa de Apoio a crianças com HIV/aids, no Rio Grande do Sul, coletaramse as informações mediante entrevista fenomenológica cujo público-alvo foram três crianças portadoras de aids. Apresenta-se um recorte das interpretações das informações produzidas pela pesquisa, abordando duas unidades de significação. Os resultados permitem compreender o brincar como um modo de a criança estar-melhor no ambiente da Casa de Apoio, pois ela se percebe no mundo com os outros. Também conferem visibilidade às crianças com aids em Casa de Apoio. Sinaliza-se a importância da inclusão da temática na formação acadêmica, na sensibilização de profissionais de saúde para o cuidado humanístico e de gestores para desenvolver políticas públicas especificas a esse segmento.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo abarca el existir de niños con SIDA en una Casa de Apoyo, bajo la mirada de la Teoría de Enfermería Humanística. Se trata de una investigación cualitativa, con abordaje existencial-fenomenológico-humanístico, en la Nursology de Paterson y Zderad. El escenario fue una Casa de Apoyo a niños con VIH/SIDA, en Rio Grande do Sul, Brasil. Participaron tres niños con SIDA y se tomaron las informaciones a través de una entrevista fenomenológica. Se presenta un recorte de las interpretaciones de las informaciones producidas por la investigación, enfocando dos unidades de significación. Los resultados posibilitan abarcar el jugar como una manera para que el niño se sienta mejor en el ambiente de la Casa de Apoyo, ya que él se percibe en el mundo con los otros. También les dan visibilidad a los niños con SIDA en la Casa de Apoyo. El estudio señala la importancia de la inclusión de la temática en la formación académica, en la sensibilización de profesionales de salud para el cuidado humanístico y de gestores para que desarrollen políticas públicas específicas para este sector.es
dc.description.abstractThis article views the life of HIV/AIDS children in shelters under the perspective of the Humanistic Nursing Theory. This is a qualitative study with an existential-phenomenological-humanistic approach based on the Nursology of Paterson and Zderad. The scenario was a shelter for HIV/AIDS children located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Information was collected using phenomenological interview carried out with three children with AIDS. This article presents part of the interpretation of the obtained information centered in two meaning units. The results provided an understanding of the child´s play as way of feeling better in the environment of the shelter because the child perceives himself/herself as part of that environment with others. It also gives visibility to children with HIV/AIDS in shelters, and highlights the importance of including this theme in undergraduate courses, training health professionals in humanistic care, and managers to develop specific public policies for this population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 29, n.3 (jun. 2008), p. 400-407pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermería pediátricaes
dc.subjectSíndrome da imunodeficiência adquirida : Criançapt_BR
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectNiño institucionalizadoes
dc.subjectCriança institucionalizadapt_BR
dc.subjectSíndrome de inmunodeficiencia adquiridaes
dc.subjectTeoría de enfermeríaes
dc.subjectPediatric nursingen
dc.subjectChilden
dc.subjectInstitutionalizeden
dc.subjectAcquired immunodeficiency syndromeen
dc.subjectNursing theoryen
dc.titleExistir de crianças com AIDS em casa de apoio : compreensões à luz da enfermagem humanísticapt_BR
dc.title.alternativeExistir de niños con SIDA en casa de apoyo: comprensiones a la luz de la enfermería humanística es
dc.title.alternativeHIV/AIDS children living in shelters under the perspective of humanistic nursing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000670282pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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