Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorDantas, Douglas Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T04:36:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236202pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to investigate the creative process of mathematics teachers while they construct activities with current and/or unknown Digital Technologies (DT) (new ones for each one), in order to highlight creative possibilities in the mathematical, pedagogical and technological dimensions of “Cybereducation with mathematics teachers”. This “form/a(c)tion” suggests working with DT is not mechanical, technical, as if the applied DT were merely auxiliary to teaching and learning, but that participate in the constitution of mathematical knowledge. So, we try hereby to understand how DT can be inserted in mathematics classes, by observing the creativity in this process. Therefore, we conducted a blended course with mathematics teachers, in which we perceive specific acts of technological creativity, that are revealed through updates on the creator potential and/or creative potential of the person, expanding the subjective domain of those involved in this process of “form/a(c)tion”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZetetiké. Campinas. Vol. 29 (2020), p. 1-21– e020030pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducation of teachersen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectCreativityen
dc.titleCriatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformaçãopt_BR
dc.title.alternativeTechnological creativity : a study about the construction of mathematics-activities-with-digital-technologies by teachers in cybereducationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136332pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples