Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Jeane Lessingerpt_BR
dc.contributor.authorDell'Aglio, Debora Dalboscopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-27T04:31:58Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1413-0394pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236312pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a manifestação de sintomas de Transtorno de Estresse PósTraumático (TEPT) e avaliou funções cognitivas (atenção, memória verbal declarativa e ß exibilidade cognitiva/funções executivas) em um grupo de meninas vítimas de abuso sexual (ASI), comparando-as ao Grupo Controle. Participaram 12 meninas vítimas de abuso sexual (Grupo Caso) e 16 meninas sem história de abuso sexual (Grupo Controle). Foram realizadas uma avaliação clínica (através da Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged-Children e do CDI) e uma breve avaliação neuropsicológica (através do D2 Teste de Atenção Concentrada; subteste Dígitos – WISC III; Rey Auditory Verbal Learning Test; e Trail Making Test – Part A and B). Os resultados indicaram no Grupo Caso um maior número de erros e maior amplitude de oscilação da atenção visual concentrada, além de TEPT em 66,6% das meninas, conÞ rmando associações entre ASI e TEPT.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the manifestation of post-traumatic stress disorder (PTSD) symptoms and evaluated cognitive functions (attention, declarative verbal memory, and cognitive ß exibility/executive function) in a group of girl’s victims of sexual abuse (CSA), comparing them with Control Group. For this study, 12 girls victims of sexual abuse (Case Group) and 16 girls without histories of sexual abuse (Control Group) were interviewed. A clinical assessment (by Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged-Children and CDI) and a brief neuropsychological assessment (by D2 Concentrated Attention Test; sub-test Digit – WISC III; Rey Auditory Verbal Learning Test; and Trail Making Test – Part A and B) were carried out. Results indicated in the Case Group larger number of errors and larger oscillation amplitude of the concentrated visual attention, moreover 66,6% of the girls presented PTSD, conÞ rming association between CSA and PTSD.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAletheia. Canoas. N. 29 (jun. 2009), p. 88-102pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexual abuseen
dc.subjectTranstorno de estresse pós-traumáticopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectPost-traumatic stressen
dc.subjectAbuso sexual da criançapt_BR
dc.subjectCognitive functionsen
dc.titleFunções cognitivas e transtorno de estresse pós-traumático(TEPT) em meninas vítimas de abuso sexualpt_BR
dc.title.alternativeCognitive functions and post-traumatic stress disorder (PTSD) in girls victims of sexual abuse en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000748165pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples