Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKaiser, Dagmar Elainept_BR
dc.contributor.authorSerbim, Andreivna Khareninept_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23643pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi conhecer as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2007 por meio de entrevista semi-estruturada junto a dez alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo todos os participantes do estudo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o entendimento dos acadêmicos em relação a sua formação considerando a educação superior, as diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, o projeto pedagógico do curso, o perfil do egresso e o currículo. Conclui-se dando ênfase ao currículo e ao projeto pedagógico do curso como relevantes para uma formação sólida, integrada e sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo fue estudiar las percepciones de los estudiantes de enfermería sobre su educación teniendo en cuenta las directrices del currículo. Este es un estudio exploratorio con aproximación cualitativa, se recogieron datos en marzo de 2007 a través de entrevistas semi-estructuradas con diez alumnos del último año de graduación en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul, Brasil, y todos los participantes del estudio firmaron un consentimiento informado. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido. Los resultados mostraron una comprensión de los estudiantes para su formación y su estrecha relación, como participantes en el estudio de la enseñanza superior, orientaciones curriculares nacionales para la enfermería, la enseñanza por proyectos del curso, el perfil de egreso y el plan de estudios. Concluimos con un énfasis en los planes de estudio y proyecto pedagógico del curso que sean pertinentes para el entrenamiento adecuado, integrado y armonizado con las Directrices Curriculares Nacionales para la Enfermería.es
dc.description.abstractThe objective was to study the perceptions of nursing students about their education considering the National Curriculum Guidelines. This is an exploratory study with a qualitative approach, data were collected in March 2007 through semistructured interviews with ten senior students of the undergraduate course at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, and all study participants signed an Informed Consent. The data were analyzed using content analysis. The results showed an understanding of the students for their training and their close relationship as study participants with higher education, national curriculum guidelines for nursing, teaching project of the course, the profile of the egress and the curriculum. We conclude with an emphasis on curriculum and pedagogical project of the course as relevant to proper training, integrated and harmonized with the National Curricular Guidelines for Nursing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 633-640pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudiantes de enfermeríaes
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEnfermagem : Currículopt_BR
dc.subjectCurriculumes
dc.subjectStudents nursingen
dc.subjectEducation nursingen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativePlan nacional de directrices: percepciones de los académicos acerca de su formación en enfermería es
dc.title.alternativeNational curriculum guidelines: perceptions of academics about their training in nursing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000739685pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples