Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEcher, Isabel Cristinapt_BR
dc.contributor.authorChies, Natáliapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:49:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236788pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer a percepção de acadêmicos(as) e da equipe de enfermagem sobre o projeto de Extensão universitária “Caminhando pelo Hospital”. Método: Estudo qualitativo realizado em um hospital universitário brasileiro com profissionais de enfermagem e acadêmicos participantes de um projeto de Extensão. Os dados foram coletados pelos pesquisadores após aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa entre os meses de novembro/2019 a abril/2020 por meio de questionário na plataforma Google Forms® e submetidos à Análise de Conteúdo e análise descritiva. Resultados: Participaram do estudo oito acadêmicos de enfermagem, quatro enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Em 2019, os profissionais e acadêmicos de enfermagem participaram de 1.861 atividades de transferência do cuidado. Da análise emergiram quatro categorias: “Familiarização com o ambiente hospitalar”, “Extensão como facilitador para transpor a teoria à prática”, “O relacionamento entre acadêmicos e profissionais da saúde refletido no processo de aprendizado” e “Participação dos alunos no processo de trabalho da unidade”. Conclusão: Os resultados evidenciam a importância da Extensão universitária ao proporcionar conhecimentos e experiências que fortalecem o ensino e a formação acadêmica na graduação em enfermagem. Conhecer as percepções dos envolvidos pode contribuir na qualificação e expansão dessa iniciativa.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To know the impression of academics and the nursing team about the “Caminhando” university extension project. Method: Qualitative study in a Brazilian university hospital with undergraduate students and nursing professionals participating in an extension project. Data was collected by the researchers between the months of November 2019 to April 2020 after Ethics Committee’s approval using an instrument created on the Google Forms® platform and subjected to Content Analysis. Results: Eight nursing students, four nurses and three nursing technicians participated in the study. In 2019, the nursing students participated in 1,861 transitioning of care’s activities. From the analysis, four categories emerged: “Familiarity with the hospital environment”, “Extension as a facilitator to transpose theory to practice”, “The relationship between academics and health professionals reflected in the learning process” and “The effects of the students' presence in the unity’s work process”. Conclusion: The results show the importance of university extension programs in meeting the education guidelines of the nursing course, helping the teaching process. Knowing the project’s benefits and points of improvement can contribute to this initiative’s qualification and expansion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHospitais universitáriospt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectRelações comunidade-instituiçãopt_BR
dc.titlePercepção de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão universitária “Caminhando Pelo Hospital"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120678pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples