Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBonatti, Sandy Mary Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFlores, Vinicius Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T04:51:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2178-4485pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237170pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados de uma análise documental realizada como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, realizado em 2016. O objetivo do estudo é discutir a apresentação de livros didáticos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais da disciplina de Língua Portuguesa para alunos surdos, e propor considerações sobre as especificidades para uma elaboração e escolha de um livro didático que atenda os mesmos. Sabe-se que os livros didáticos no Brasil atualmente são escolhidos pelos professores e sua aquisição e distribuição são feitas por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Sentimos a necessidade de averiguar como são estes livros direcionados para o ensino de surdos no espaço inclusivo, tendo como enfoque, neste trabalho, as suas questões editoriais. Dessa forma, analisamos dois livros de ensino de Língua Portuguesa, um do 4º ano e outro do 5º ano que foram distribuídos nacionalmente, pertencentes a coleção Portas Abertas. Ao final das análises percebeu-se que os livros didáticos para o ensino de surdos exibem características editoriais específicas, porém necessitam de um olhar diferenciado que considere a Libras como a primeira língua de instrução do aluno surdo desde sua elaboração.pt_BR
dc.description.abstractThe present study presents the results of a documental analysis performed as a partial requirement to obtain a degree in Pedagogy from the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, accomplished in 2016. The objective of the study is to discuss the presentation of textbooks of Elementary School - Initial Years of the discipline of Portuguese Language to Deaf students, and proposes considerations on the specificities for an elaboration and choice of a textbook that meets the needs of deaf students. Textbooks in Brazil are currently chosen by school teachers and their acquisition and distribution are made through the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). We understood that there is a need to comprehend how these books are adapted to the teaching of the Deaf in the mainstream space by focusing this study their editorial issues. In this way, two Portuguese language teaching books for the 4th and 5th year were analyzed, which were distributed nationally, belonging to the Portas Abertas collection. At the end of the analysis we concluded that textbooks for teaching Deaf people have specific editorial characteristics, although they need a differentiated look that considers the Libras as the first language of instruction of the deaf student since the very moment they are created.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista científica trajetória multicursos. Osório, RS. Vol. 8, n. 2 (out./dez. 2017), p. 3-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLibrasen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectPNLDen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.titleLivro didático para o ensino de surdos : uma análise sobre as questões editoriaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001138445pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples