Repositório Digital

A- A A+

Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa

.

Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa
Autor Hodara, Ricardo Holmer
Orientador Vicari, Rosa Maria
Co-orientador Axt, Margarete
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Hipermídia
Informática na educação
Tecnologia educacional
Resumo Essa tese visa estabelecer correlações empíricas entre os pressupostos da Teoria da Relevância, como formulada através da Lingüística, por Sperber & Wilson, e a psicologia cognitiva da atenção corrente, através de um instrumento próprio de navegação em hipermídia e testes psicológicos em sujeitos adultos. O resultado positivo dessas correlações tem conseqüências para a construção de futuros softwares educacionais, hipermídia adaptativa e sistemas de recuperação inteligente de informação.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/23747
Arquivos Descrição Formato
000742245.pdf (1.484Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.