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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorPaulino, Naiane Caroline Mazzuranapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:47:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237748pt_BR
dc.description.abstractA Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, na qual os professores trabalham com duas ou m ais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades dentro da Educação do Campo em turmas multisseriadas. Para este trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica na s plataformas Lume e Scielo, utilizando a palavra “multisseriada”, onde foram selecionadas 13 publicações, que foram lidas e analisadas de acord o com os objetivos da pesquisa. A pesquisa também conta com uma revisão e análise da legislação sobre a Educação do Campo. Neste sentido, a pesquisa aborda uma discussão sobre a problemática da tentativa de seriar as turmas multisseriadas como um método inadequado, tornando a educação ineficiente. Os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade da temática das turmas multisseriadas nos documentos oficiais sobre a Educação do Campo e na revisão de literatura. No entanto, foi possível identificar que a multisseriação pode proporcionar uma educação de qualidade quando adota a metodologia adequada, através da valorização da cultura local e da flexibilização curricular, sendo promissora não apenas na aprendizagem, mas também para a formação de valores cidadãos.pt_BR
dc.description.abstractRural Education is intend ed to serve the population residing in the countryside. A reality inserted in this educational context are the multigrade classes, in which teachers work with two or more classes in the same space/time. In this sense, the present work aims to discuss the c hallenges and possibilities within Rural Education in multigrade classes. For this work, the methodology used was the bibliographic research on the Lume and Scielo platforms, using the word “multisseriada”, where 13 publications were selected, which were r ead and analyzed according to the research objectives. The research also includes a review and analysis of the legislation on Rural Education. In this sense, the research addresses a discussion about the problem of trying to grade multigrade classes as an inadequate method, making education inefficient. The research results pointed to the invisibility of the theme of multigrade classes in official documents on Rural Education and in the literature review. However, it was possible to identify that multigrade can provide quality education when it adopts the appropriate methodology, through the valorization of local culture and curricular flexibility, being promising not only in learning, but also for the formation of citizen values.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectClasse multisseriadapt_BR
dc.subjectMultiseriateen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectChallengesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPossibilitiesen
dc.titleEducação no campo : possibilidades e desafios do Ensino Fundamental em turmas multisseriadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140151pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localSão Francisco de Paula, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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