Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrauner, Daniela Franciscopt_BR
dc.contributor.authorLemos, Igor Ghenopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:44:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237827pt_BR
dc.description.abstractA graduação em administração tem apresentado lacunas no desenvolvimento prático dos alunos e, em função disso, esse estudo buscou compreender sobre a possibilidade da execução de um serviço de consultoria no modelo de “serviço-escola” para Micro e Pequenas Empresas para atender essa necessidade, analisando os impactos em todos os envolvidos. Para analisar a percepção de formandos e formados da na graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi feita uma pesquisa quantitativa analisando as respostas de 112 na sua avaliação sobre a percepção sobre a orientação prática do curso e suas as principais experiências durante a graduação contribuíram para o desenvolvimento de conhecimento, competências e para sua função atual. Concomitante a isso, o estudo buscou entender , por meio de uma pesquisa qualitativa com 13 entrevistas semiestruturadas com professores, voluntários e empresários do projeto SOS PME, criado para assessorar empresas em situação emergencial em função da pandemia da COVID-19, a necessidade de um serviço de consultoria como metodologia ativa no modelo de serviço-escola para atendimento a Micro e Pequenas Empresas como medida de capacitar os alunos durante a graduação, promovendo seu desenvolvimento em contato com a realidade. Após a coleta, os dados foram analisados e cruzados, buscando compreender as principais lacunas do aprendizado prático na graduação com as necessidades de atendimento e consultoria dos empresários. Foi possível concluir que as metodologias aplicadas durante a graduação na graduação em administração na UFRGS não são suficientes para o desenvolvimento prático. Em contrapartida, pode ser observado que a consultoria por graduandos e graduados para pequenas negócios tem uma contribuição extremamente relevante na experiência do consultor e para o empresário.pt_BR
dc.description.abstractThe undergraduate course in administration has presented gaps in the practical development of students and, because of this, this study sought to understand about the possibility of implementing a consulting service in the model of "service-school" for Micro and Small Enterprises to meet this need, analyzing the impacts on all involved. To analyze the perception of graduates and graduates of the undergraduate course in administration at the Federal University of Rio Grande do Sul, a quantitative survey was carried out analyzing the answers of 112 in their evaluation about the perception about the practical orientation of the course and their main experiences during the undergraduate course that contributed to the development of knowledge, competencies and for their current function. Concomitantly, the study sought to understand, by means of a qualitative survey with 13 semi-structured interviews with professors, volunteers and entrepreneurs of the SOS PME project, created to advise companies in emergency situations due to the COVID-19 pandemic, the need for a consulting service as an active methodology in the service-school model for attending Micro and Small Enterprises as a measure to capacitate students during graduation, promoting their development in contact with reality. After collection, the data was analyzed and crossreferenced, seeking to understand the main gaps in the practical learning during graduation with the needs of service and consulting of entrepreneurs. It was possible to conclude that the methodologies applied during the undergraduate course in administration at UFRGS are not sufficient for practical development. On the other hand, it can be observed that consulting by undergraduates and graduates for small businesses has an extremely relevant contribution to the consultant's experience and to the entrepreneur.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectBachelor’s in administrationen
dc.subjectService-schoolen
dc.subjectConsultoriapt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectConsultingen
dc.subjectMicro and small businessesen
dc.titleEntendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples