Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores-Pereira, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Robson Barboza dapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:45:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237910pt_BR
dc.description.abstractO Desfile das Escolas de Samba é um evento tradicional na cidade de Porto Alegre desde a década de 1940. Entretanto, seja por intervenções políticas ou por conta da pandemia do coronavírus, nos anos de 2017, 2018 e 2021, os desfiles foram parcialmente ou totalmente cancelados. Neste trabalho me proponho a analisar, fazendo uso dos conceitos de Cultura e de Identidade, as redes simbólicas e identitárias que mantêm ritmistas e mestres de bateria atuando nas Escolas de Samba de Porto Alegre, mesmo após os três cancelamentos dos desfiles ocorridos nos últimos cinco anos. Para atingir os objetivos, me vali de uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando entrevistas semiestruturadas com três mestres de bateria e seis ritmistas. É a partir das trajetórias destes membros que se fez possível compreender as teias de significados e as identidades que cada ritmista e cada mestre leva consigo para continuar atuante no coração das escolas de samba da cidade. Como resultado dessa análise, compreendi que as principais teias de significados tem a ver com a inserção familiar no ambiente das escolas de samba, com os trabalhos de bateria em busca das notas máximas e com o sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da cultura do carnaval.pt_BR
dc.description.abstractThe Samba Schools Parade is a traditional event in the city of Porto Alegre since the 1940s. However, either due to political interventions or because of the coronavirus pandemic, in the years 2017, 2018 and 2021, the parades were partially or completely canceled. In this paper I propose to analyze, making use of the concepts of Culture and Identity, the symbolic and identity networks that keep drummers and drum masters working in Porto Alegre Samba Schools, even after the three cancellations of the parades in the last five years. To achieve the objectives, I used an interpretative qualitative approach, conducting semi-structured interviews with three drum masters and six drummers. It is from the trajectories of these members that it was possible to understand the webs of meanings and the identities that each rhythm player and each mestre carry with them to continue acting in the heart of the samba schools of the city. As a result of this analysis, I understood that the main webs of meanings have to do with the family insertion in the environment of the samba schools, with the drums work in search of the top grades and with the feeling of belonging and pride of being part of the carnival culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectRhythmists and drum mastersen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPorto Alegre Carnivalen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInterpretive Cultureen
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectCultural weben
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.title“Não podemos deixar morrer” : uma análise das relações culturais-simbólicas e de identidade que mantém mestres e ritmistas atuando nas baterias das escolas de samba de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140273pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples