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dc.contributor.advisorNicolao, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorCaletti, Rafael Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:46:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237915pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo mensurar o grau de importância que influenciadores e atributos do produto exercem sobre o processo de tomada de decisão de smartphones. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, optou-se por realizar duas etapas, sendo a primeira exploratória e a segunda descritiva. Na realização da primeira etapa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com consumidores de smartphones que compraram seu aparelho durante o ano de 2021. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível identificar atributos de compra e fontes de influência relacionados ao processo de decisão de compra de celulares. Na realização da segunda etapa, utilizou-se dos dados obtidos na etapa exploratória para desenvolver um questionário com o intuito de mensurar de maneira quantitativa a importância dos atributos e fontes de influências relacionadas ao processo de decisão de compra de smartphones, obtendo 123 respostas. Após, foram realizadas análise dos dados descritivos, ordenando os atributos e fontes de influências de acordo com sua respectiva importância absoluta e também conforme os atributos e fontes de influências considerados mais importantes para sua escolha de compra. Também foram realizados testes estatísticos para compreender a influência do preço pago na importância das fontes de influência e motivos de influência. Portanto, o estudo identificou que os atributos de produto mais importantes são câmera, resistência / durabilidade e preço, as fontes de influência mais importantes para a escolha de compra de smartphones dos consumidores da amostra são sites especializados, avaliações de consumidores e vídeos no YouTube, enquanto os motivos de influência mais importantes são mostrar funcionalidades, conhecimento e avaliação sincera.pt_BR
dc.description.abstractThis study had the objective of measuring the importance level that influencers and product attributes have on the purchase decision process of smartphones. To achieve the general objective of this study, it was decided to conduct two stages of research, the first one being exploratory study and the second descriptive. During the first stage, it was conducted ten in-depth interviews with smartphone consumers that purchased their device during 2021. With the analysis of these interviews, it was possible to identify purchase attributes and influencers related to the purchase decision process of smartphones. During the second stage, the data gathered during the exploratory stage was used to develop a survey, with the objective of measuring quantitatively the importance of the attributes and influencers related to the purchase decision process of smartphones, collecting 123 answers. Then, a descriptive data analysis was conducted, ranking the attributes and influencers according to their respective absolute importance and also according to the attributes and influencers considered most important to the purchase decision. Statistical tests were also done to understand the influence of price of purchase on the importance of influencers and the reasons of influence. Therefore, the study identified that the most important products attributes are camera, resistance / durability and price, that the most important influencers to the purchase decision of smartphones of the consumers of this research are specialized websites, consumer evaluations and YouTube videos, while the most important reasons of influence are showing functionalities, knowledge and sincere evaluation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInfluencersen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPurchase decision processen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectSmartphonesen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titlePapel de influenciadores no processo decisório dos consumidores de smartphonespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140255pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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