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dc.contributor.authorSantos, Francineide Amorim Costapt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorDantas, Claudio Rejane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Rochelande Felipept_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237950pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to approach environmental issues in basic education from Physics content, using data fromRemote Sensing (RS). First, we congregate the Brazilian legislation on environmental education with theliterature in journals, regarding research in teaching Physics. In sequence, we present some situations thatcould be addressed in the classroom using satellite images. Subsequently, some physical principles of SR areaddressed, highlighting the role of solar and terrestrial radiation and the recording of this radiation bysensors. The following step is presenting some results estimated from RS data for Surface Temperature (St),Terrestrial Radiation (long wave radiation - LWR), and Vegetation Index by Normalized Difference (IVDN) for different locations. The results show the importance of preserving vegetation to maintain mildertemperatures. The study contributes to bringing the environmental theme into the Physics teaching practice,extending aspects of the scientific content to socioenvironmental phenomena beyond the classroom, makingit possible to relate the Physics curriculum to the local context in which the students live.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 21, n. 1 (2022), p. 236-256pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectRemote sensingen
dc.subjectVegetaçãopt_BR
dc.subjectEarth's surface temperatureen
dc.subjectVegetationen
dc.titleA temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remotopt_BR
dc.title.alternativeThe environmental theme and the physics teaching : a possibility throughremote sensingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140040pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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