A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto
dc.contributor.author | Santos, Francineide Amorim Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Dantas, Claudio Rejane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rochelande Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T04:41:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-6312 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237950 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe a abordagem da temática ambiental na educação básica a partir de conteúdos dafísica, utilizando dados provenientes de sensoriamento remoto (SR). Inicialmente, fazemos uma articulaçãoda legislação brasileira sobre educação ambiental com a literatura, em periódicos, referente à pesquisa emensino de física e sua relação com a educação ambiental. Na sequência, apresentamos algumas situaçõesque poderiam ser abordadas em sala de aula utilizando imagens de satélite. Posteriormente, são abordadosalguns princípios físicos do SR, destacando o papel da radiação solar e terrestre e o registro dessa radiaçãopelos sensores. Apresentamos, então, alguns resultados estimados a partir de dados de SR paraTemperatura da superfície (Ts), Radiação terrestre (radiação de onda longa - ROL) e Índice de Vegetaçãopor Diferença Normalizada (NDVI) para diferentes localidades. Os resultados demonstram a importância dapreservação da vegetação para a manutenção de temperaturas mais amenas. A proposta permite articularaspectos da temática ambiental ao ensino de física, estendendo aspectos do conteúdo científico afenômenos socioambientais para além da sala de aula, possibilitando relacionar o currículo de física com ocontexto local em que vivem os estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to approach environmental issues in basic education from Physics content, using data fromRemote Sensing (RS). First, we congregate the Brazilian legislation on environmental education with theliterature in journals, regarding research in teaching Physics. In sequence, we present some situations thatcould be addressed in the classroom using satellite images. Subsequently, some physical principles of SR areaddressed, highlighting the role of solar and terrestrial radiation and the recording of this radiation bysensors. The following step is presenting some results estimated from RS data for Surface Temperature (St),Terrestrial Radiation (long wave radiation - LWR), and Vegetation Index by Normalized Difference (IVDN) for different locations. The results show the importance of preserving vegetation to maintain mildertemperatures. The study contributes to bringing the environmental theme into the Physics teaching practice,extending aspects of the scientific content to socioenvironmental phenomena beyond the classroom, makingit possible to relate the Physics curriculum to the local context in which the students live. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 21, n. 1 (2022), p. 236-256 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Sensoriamento remoto | pt_BR |
dc.subject | Remote sensing | en |
dc.subject | Vegetação | pt_BR |
dc.subject | Earth's surface temperature | en |
dc.subject | Vegetation | en |
dc.title | A temática ambiental e o ensino de física : uma estratégia didática possível através do sensoriamento remoto | pt_BR |
dc.title.alternative | The environmental theme and the physics teaching : a possibility throughremote sensing | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140040 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Exatas e da Terra (5964)