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dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Tatiane Diaspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237987pt_BR
dc.description.abstractNo contexto da pandemia do Covid 19 em que as práticas educacionais precisaram ser revistas e novos formatos de ensino foram adotadas e é imprescindível pensar no estudante de inclusão neste período. Buscou-se com este trabalho analisar as estratégias adotadas pelos professores para contemplar os estudantes com deficiência no ensino remoto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a efetividade da educação inclusiva no ensino remoto na perspectiva do olhar do professor. A pesquisa foi realizada em uma escola referência em educação inclusiva na cidade de São Leopoldo/RS. A metodologia adotada foi um estudo descritivo com análise qualitativa. O público-alvo foram os professores dos anos finais do ensino fundamental. Após aplicação do instrumento utilizado e a partir da análise de resultados, verificou-se que os professores estavam preocupados com os estudantes deficientes e com suas famílias, adotando práticas no planejamento das suas aulas para que todos pudessem participar e interagir. Portanto, pode-se concluir que os estudantes deficientes foram incluídos nas atividades com respeito das suas particularidades.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of the Covid 19 pandemic, in which educational practices needed to be reviewed and new teaching formats were adopted, it is essential to think about the students' inclusion in this period. The goal of this study was to analyze the strategies adopted by teachers to serve students with disabilities in remote teaching. This research aimed to investigate the effectiveness of inclusive education in remote teaching from the teachers perspective. The research was carried out in a school that's reference in inclusive education in the city of São Leopoldo/RS. The methodology adopted was a descriptive study with qualitative analysis. The target audience were teachers of the final years of elementary school. After application of the methodology and from the analysis of results, it was found that teachers were concerned about students with disabilities and their families, adopting practices in planning their classes so that everyone could participate and interact. Therefore, it can be concluded that disabled students were included in the activities with respect to their particularities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectStudenten
dc.subjectDisabilityen
dc.titleAlunos de inclusão no ensino remoto : na percepção dos professores de uma escola referência em educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140373pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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