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dc.contributor.advisorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSchönardie, Marina Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T04:45:06Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238260pt_BR
dc.description.abstractPara muitas mulheres o Futebol não se constituiu como prática corporal integrante de suas dinâmicas de vida. Apesar de conhecerem a modalidade, dada sua importância na cultura brasileira, é comum encontrar mulheres que sequer compreendem a dinâmica do jogo. O foco deste artigo centra-se nas experiências vividas por essas mulheres com as aulas de Futebol na Educação Física. Especificamente, busca compreender como essas mulheres se relacionavam com o Futebol nas aulas de Educação Física escolar. A partir do aporte teórico/metodológico da História Oral foram feitas entrevistas com dezoito mulheres adultas que tiveram contato com a modalidade na escola, mas não possuem ligação com a modalidade atualmente. Concluiu-se que a falta de incentivo dos professores juntamente com a resistência por parte dos meninos faz com que a lacuna de conhecimento do Futebol entre as meninas, que era pra ser diminuída nas aulas, se mantenha.pt_BR
dc.description.abstractFor many women, Soccer was not constituted as a bodily practice that was part of their life dynamics. Despite knowing the sport, given its importance in Brazilian culture, it is common to find women who do not even understand the dynamics of the game. The focus of this article is centered on the experiences lived by these women with Soccer classes in Physical Education. Specifically, it seeks to understand how these women related to Soccer in Physical Education classes at school. Based on the theoretical/methodological contribution of Oral History, interviews were conducted with eighteen adult women who had contact with the modality at school, but have no connection with the modality currently. It was concluded that the lack of encouragement from teachers, together with resistance from the boys, makes the gap in the knowledge of Soccer among girls, which was supposed to be reduced in classes, to remain.en
dc.description.abstractPara muchas mujeres, el fútbol no se constituyó como una práctica corporal que formara parte de la dinámica de su vida. A pesar de conocer el deporte, dada su importancia en la cultura brasileña, es común encontrar mujeres que ni siquiera entienden la dinámica del juego. El enfoque de este artículo se centra en las experiencias vividas por estas mujeres con las clases de Fútbol en Educación Física. Específicamente, se busca comprender cómo estas mujeres se relacionaron con el fútbol en las clases de Educación Física en la escuela. Con base en el aporte teórico/metodológico de la Historia Oral, se realizaron entrevistas a dieciocho mujeres adultas que tuvieron contacto con la modalidad en la escuela, pero que no tienen relación con la modalidad actualmente. Se concluyó que la falta de estímulo por parte de los profesores, junto con la resistencia de los chicos, hace que se mantenga la brecha en el conocimiento del fútbol entre las chicas, que se suponía iba a reducirse en las clases.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomanen
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectFútboles
dc.subjectMujereses
dc.titleComo nunca teve ninguém com paciência pra ensinar : a relação das mulheres com o conteúdo Futebol/Futsal nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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