Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorRangel, Thalespt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T04:46:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238296pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da relação entre arte, educação e política, sob uma perspectiva filosófica, na qual estão relacionados corpos e seus afetos, junto ao espaço escolar. Pretende tencionar essa relação para pensar (ou imaginar) uma escola possível, onde se evidencie uma ética afetiva, baseada nos bons encontros, ao modo de Spinoza. Tem como motor a intuição de que a arte e a educação são capazes de produzirem novos afetos e estes, novos modos de vida, para além do já estabelecido. Elabora-se a partir da leitura dos referenciais teóricos para se compor em um conjunto de textos fragmentados de cunho ensaístico, tendo por procedimento a poética da collage, como nos é apresentada por Fernando Fuão. Encontra em Nietzsche o tensionamento em torno das verdades. Vai à origem da Escola com Masschelein e Simons para entender o que ela já foi. Busca em Juliana Merçon uma ética educativa baseada na alegria e dos encontros spinozanos. Pensa com Rancière uma política da arte na escola. Chega, ainda que provisoriamente, ao entendimento que a Escola, com sua política, definem os objetos e os sujeitos que dela participam, e estes determinam os afetos que podem circular, assim instaurando um modo de vida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.titleArte como composição para um ensino possívelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140649pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples