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dc.contributor.advisorQuintero, Pablopt_BR
dc.contributor.authorOliveira , Sindy Gabrielly Holandapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T04:50:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238363pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa as trajetórias de vida de pessoas negras residentes no estado do Ceará e no estado do Rio Grande do Sul. Buscando compreender suas relações subjetivas e objetivas com os processos educacionais. Foca-se como essas circunstâncias educacionais impactam em outras áreas da sua vida como o trabalho e a própria visão de mundo destes. Desse modo, aborda-se as dificuldades, as narrativas e os significados que esses indivíduos atribuem a suas experiências com os processos educacionais. Simultanemente à reflexão acerca dessas questões, há uma problematização sobre a relação entre educação, trabalho e raça. Metodologicamente, optou-se pelo recurso qualitativo da história de vida, pois o relato das pessoas negras permite adentrar na esfera subjetiva de processos estruturais, no caso a compreensão desssas pessoas frente aos processos que lhes subalterniza em uma estrutura social racializada. Entrevistas em profundidade constituíram-se como a principal ferramenta desta pesquisa. Permitindo vizualizar nosrelatos a realidade na qual o indivíduo negro através da educação, que por muitas vezes lhe é hostil, constitui-se como único caminho para sua humanização.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes the life trajectories of black people residing not in the state of Ceará and mainly in the state of Rio Grande do Sul. Seeking to understand their subjective and objective relationships with educational processes. It focuses on how these educational entities impact on other areas of their life such as work and their own worldview. In this way, the difficulties, the narratives and the meanings that these subjects attribute to their experiences with educational processes are approached. Simultaneously with the reflection on these issues, there is a problematization about the relationship between education, work and race. Methodologically, we opted for the qualitative resource of life history, as the report of black people allows entering the sphere of process specification, in this case, the understanding of these people facing the processes that subordinate in a racialized social structure. In-depth interviews constituted the main tool of this research. Allowing to visualize in the reports the reality in which the black individual through education, which is often hostile to him, constitutes the only way for his humanization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRaceen
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.title“Estudar para ser gente”: trajetórias educacionais de pessoas negraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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