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dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorKijner, Rafaela Carangachept_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T04:51:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238370pt_BR
dc.description.abstractA dança, com toda a sua complexidade, pode ser compreendida através de diferentes perspectivas, como um elemento de comunicação, de criatividade, de reabilitação, de expressão artística, entre outros. Na conjuntura de isolamento social devido à pandemia da COVID-19, ela adquire um caráter de papel transformador para a viabilização da manutenção da saúde mental e física dos indivíduos, além de contribuir para a experimentação cultural e artística. A partir desse entendimento, o presente estudo busca compreender como se configura o processo de implementação do Projeto de Extensão Universitária “Roda de Conversas e Ações Artísticas e Culturais em Artes e Deficiências (RODACADE)” durante o contexto pandêmico. Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa, a partir da observação e descrição da autora, partindo da metodologia da pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada direto com o objeto, a partir de entrevistas, registros audiovisuais e análise de arquivos. A pesquisa de caráter experimental, buscou descrever e analisar os processos de implementação e experimentação artísticos do projeto de extensão. Este estudo propiciou a construção coletiva de um espaço de compartilhamentos artísticos, abertura para questionamentos pessoais e processos de construção e desconstrução de saberes.pt_BR
dc.description.abstractDance, with all its complexity, may be understood through different perspectives as an element of communication, creativity, rehabilitation, artistic expression, among others. In the context of the social isolation due to the COVID-19 pandemic, dance has a transformative role in enabling the maintenance of individuals’ mental and physical health, in addition to contributing to cultural and artistic experimentation. Based on this understanding, the present study aimed to investigate the implementation of the Extension Project of the University named “Wheel of Conversations and Artistic and Cultural Actions in Arts and Disabilities (RODACADE, in portuguese)” during the pandemic context. This is a cross-sectional study of a qualitative nature, based on the observation and description of the processes by the author, using field research methodology. Data for the research was collected from interviews, audiovisual records and file analysis. The experimental nature of the research described and analyzed the artistic implementation and experimentation processes of this extension project. This study led to the collective construction of a space for artistic sharing, openness to personal questions and processes of construction and deconstruction of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDance and inclusionen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectArtistic processesen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDisabilityen
dc.titleAções artísticas, conexões digitais e reflexões inclusivas : o processo de implementação do projeto “rodacade” no contexto de isolamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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