Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDaher Júnior, Francisco Josépt_BR
dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T04:51:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1413-9936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238560pt_BR
dc.description.abstractAs discussões sobre informação e comunicação continuam provocando inquietações no âmbito da Ciência da Informação (CI), especialmente em ambiente de hiperinformação. A partir deste contexto é que se pretende analisar as competências Infocomunicacionais (Competências InfoCom) enquanto uma competência da própria CI, buscando, objetivamente, encontrar elementos que contribuam para a construção de seu estatuto. O artigo explora teoricamente a possível incompletude epistemológica da CI, analisando alguns caminhos percorridos pela Ciência. A partir de um macro recorte histórico e filosófico que sustenta este contexto, busca-se compreender os fenômenos que envolvem a comunicação e a informação, de forma a identificar os principais discursos epistêmicos desta trajetória, para, assim,olhar possíveis caminhos que viabilizem o nosso objetivo.As principais conclusões, além de evidenciarem o caráter virtuoso da referida incompletude, que abrem portas para a complexidade e a transdisciplinaridade, apontam também que as competências InfoCom, a partir de uma ressignificação do próprio vocábulo “competência”, permitem a crítica e a autocrítica da informação e da comunicação. Para a construção de um discurso epistêmico neste lugar, faz-se necessário pensálas a partir da dupla complexidade, transcendendo as concepções contidas na lógica indutiva e/ou dedutiva.pt_BR
dc.description.abstractDiscussions about information and communication continue to cause uneasiness in the field of Information Science (IS), especially in a hyper information environment. From this context, it is intended to analyze the Info-communication competencies (InfoCom competencies) as a competence of the IS itself, seeking, objectively, to find elements that contribute to the construction of its constitution. The article theoretically explores the possible epistemological incompleteness of IS, analyzing some paths taken by science. From a historical and philosophical macro perspective that sustains this context, we seek to understand the phenomena that involve communication and information, in order to identify the main epistemic discourses of this trajectory, in order to look at possible paths that enable our objective. The main conclusions, besides evidencing the virtuous character of it incompleteness, which open doors to complexity and transdisciplinary, also point out that infocom competencies, based on a resignification of the word "competence" itself, allow criticism and self-criticism of information and communication. For the construction of an epistemic discourse in this place, it is necessary to think them from the double complexity, transcending the conceptions contained in inductive and/or deductive logic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 26, n. 4 (dez. 2021), p. 38-64pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfo-communications competenciesen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInformation Scienceen
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectInformationen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleCiência da Informação e competências infocomunicacionais: possíveis diálogos epistêmicospt_BR
dc.title.alternativeInformation Science and infocommunication skills: possible epistemic dialoguesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples