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dc.contributor.advisorKanitz, Ana Carolinapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Felipe Scottipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T04:34:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239681pt_BR
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos ampliaram as possibilidades de interação e de organização do ser humano. A partir dessa evolução instaurou-se o treinamento remoto e, com ele, a necessidade de compreender os motivos para a sua aderência. O objetivo deste estudo é o de comparar os aspectos motivacionais para a prática de exercício físico entre as modalidades presencial (TP), remota (TR) e híbrida (TH). Trata-se de um estudo descritivo com análise transversal. Participaram 73 indivíduos, homens e mulheres, na faixa etária entre 18 e 60 anos, praticantes de treinamento físico regular de forma presencial e/ou de forma remota. Os participantes responderam de forma on-line ao questionário Exercise Motivation Inventory-2 (EMI-2), validado pela literatura, para análise dos aspectos motivacionais para a prática. A comparação dos desfechos foi realizada por análise descritiva a partir dos valores de média e desvio-padrão. Os resultados obtidos para TP, TR e TH foram semelhantes, havendo pequenas distinções em relação à ordem de prioridade entre determinados fatores. O Condicionamento Físico (4,40 ± 0,85 para TP; 4,06 ± 0,78 para TR; e 4,62 ± 0,47 para TH) e a Prevenção de Doenças (4,35 ± 0,66 para TP; 4,20 ± 0,72 para TR; e 4,29 ± 0,41 para TH)são os fatores que mais influenciaram na motivação para a prática entre os praticantes de todos os grupos. A Afiliação mostrou-se um fator pouco relevante para os praticantes de TR (0,40 ± 0,61). A partir dos resultados observase que não há muita diferença nos aspectos motivacionais quando se treina de forma presencial, remota ou híbrida.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advances have expanded human interaction and organization possibilities. From this evolution, remote training has been established and, with it, the need to understand the reasons for its adherence. The aim of this study is to compare motivational aspects for the practice of physical exercise in the presential (PT), remote (RT) and hybrid (HT) modalities. This is a descriptive study with cross-sectional analysis. Seventy-three individuals participated, men and women, aged between 18 and 60, practitioners of regular physical training in a presential and/or remote way. Participants answered the Exercise Motivation Inventory-2 (EMI-2) questionnaire online, validated by the literature, in order to carry out the analysis of the motivational aspects for the practice. Comparison of outcomes was performed by descriptive analysis based on the average and standard deviation values. The results obtained for PT, RT and HT were similar, with small distinctions regarding the order of priority of certain factors. Physical Conditioning (PT = 4,40 ± 0,85; RT = 4,06 ± 0,78; HT = 4,62 ± 0,47) and Disease Prevention (PT = 4,35 ± 0,66; RT = 4,20 ± 0,72; HT = 4,29 ± 0,41) are the factors that most influenced the motivation to practice among practitioners of all groups. Affiliation proved to be not a very relevant factor for RT practitioners. From the results, it is observed that there is not much difference in the motivational aspects when training in person, remotely or hybrid.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectHome trainingen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.titleAspectos motivacionais para a realização do treinamento físico : uma comparação entre a prática presencial e a prática remotapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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