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dc.contributor.advisorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorLago, Nicole Cecchelept_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T04:35:24Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239714pt_BR
dc.description.abstractAs startups esforçam-se para alcançar a comercialização das suas ofertas e consequente escalabilidade. Todavia, para elas chegarem ao mercado, é necessário superar as incertezas associadas aos estágios iniciais. Neste contexto, uma proposta de negócio adequadamente desenvolvida e a compreensão dos fatores que podem ser gerenciados internamente para melhor lidar com as contingências externas podem ajudar as startups a definir estratégias que favoreçam o seu progresso no processo empreendedor. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo propor um modelo de diagnóstico de propostas de negócio de startups. Especificamente, considerando que o empreendedorismo é um processo que ocorre em estágios, entende-se que a avaliação completa da proposta de negócio na primeira fase do ciclo de vida pode contribuir para o fortalecimento das fases posteriores, visto que o diagnóstico oferece segurança aos negócios promissores (bem desenvolvidos) e sinaliza as fragilidades dos negócios imaturos antes de entrarem no mercado. Assim, considerando que a inovação fundamenta as soluções ofertadas pelas startups e promove a sua competitividade, inicialmente investigou-se os determinantes internos que influenciam a inovatividade das startups. Os achados, obtidos por meio da análise de um banco de dados de startups alemãs, revelam que a cooperação e a orientação tecnológica são especialmente importantes para ampliar os níveis de inovatividade. Após, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para identificar os elementos essenciais para a construção de propostas de negócio. Com base nestes elementos, um framework foi proposto para ajudar os empreendedores a desenvolverem suas propostas com maior facilidade e robustez. Finalmente, a partir do framework, um modelo de diagnóstico de propostas de startups foi desenvolvido e aplicado junto a uma amostra de 108 startups emergentes brasileiras. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento das propostas foram analisados e os resultados revelam que startups com mais tempo de incubação, equipes maiores e inseridas em ecossistemas maiores apresentam propostas de negócio mais desenvolvidas. Startups que atribuem maior importância à inovação e aos parceiros também alcançam níveis superiores de desenvolvimento em suas propostas. Estes últimos achados confirmam que colaborar com parceiros externos é essencial não apenas para aumentar a inovatividade, mas também para acelerar o desenvolvimento da proposta de negócio e consequente sucesso das inovações.pt_BR
dc.description.abstractStartups strive to achieve commercialization of their offerings and consequent scalability. However, to reach the market, it is necessary to overcome the uncertainties associated with the initial stages. In this context, a properly developed business proposal and an understanding of the factors that can be managed internally to better deal with external contingencies can help startups define strategies that favor their progress in the entrepreneurial process. Thus, this dissertation aims to propose a diagnostic model for startup business proposals. Specifically, considering that entrepreneurship is a process that occurs in stages, it is understood that the complete evaluation of the business proposal in the first phase of the life cycle can contribute to the strengthening of the later phases. This is because the diagnosis offers security to promising businesses (well developed) and signals the weaknesses of immature businesses before they enter the market. Thus, considering that innovation underpins the solutions offered by startups and promotes their competitiveness, we initially investigated the internal determinants that influence the innovativeness of startups. The findings, obtained through the analysis of a database of German startups, reveal that cooperation and technological guidance are especially important to increase levels of innovativeness. Afterward, a systematic review of the literature was carried out to identify the essential elements for constructing business proposals. Based on these elements, a framework was proposed to help entrepreneurs develop their proposals with greater ease and robustness. Finally, based on the framework, a diagnostic model for startup proposals was developed and applied to a sample of 108 emerging Brazilian startups. The factors that contribute to the proposals' development were analyzed. The results reveal that startups with more incubation time, larger teams, and inserted in larger ecosystems present more developed business proposals. Startups that attach greater importance to innovation and partners also achieve higher levels of development in their proposals. These latest findings confirm that collaborating with external partners is essential not only to increase innovativeness but also to accelerate the development of the business proposal and the consequent success of innovations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness proposalen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectStartupsen
dc.titleDiagnóstico e fatores que influenciam a inovatividade e o desenvolvimento de propostas de negócio de startupspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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