Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorJardim, Rafaela Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T04:58:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240070pt_BR
dc.description.abstractApesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para fornecer suporte aos desafios diários vivenciados pelos cuidadores leigos. Para o enfrentamento destas adversidades, nesta Tese, foi desenvolvido o aplicativo móvel CareTaker ™ , o qual tem por objetivo auxiliar os cuidadores leigos na aprendizagem do desenvolvimento de habilidades relativas ao cuidado em saúde. O objetivo geral desta Tese foi investigar se o uso do aplicativo móvel CareTaker ™ pode promover a aprendizagem do cuidador leigo para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Esta pesquisa é do tipo aplicada, explicativa, mista e adotou, como procedimento técnico, o estudo de caso exploratório. Para alcançar os objetivos propostos, foi dividida em duas fases. Na Fase 1 , foram realizadas duas etapas: “ Etapa 1 - Fundamentação”, que consistiu no levantamento bibliográfico, problematização da pesquisa e análise de trabalhos e de aplicativos relacionados à área de cuidado em saúde; “ Etapa 2 - Desenvolvimento”, na qual foi realizado o planejamento do aplicativo móvel CareTaker ™ e a apropriação da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento; e Na Fase 2 , foram conduzidas as três etapas da pesquisa. A “ Etapa 1 - Estudo-Preliminar'', que foi elaborado e validado um instrumento de avaliação; “ Etapa 2 - Estudo-Final”, o qual investigou a percepção sobre a aprendizagem do cuidador para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Por fim, na “ Etapa 3 - Discussão de Resultados'' realizou-se a consolidação dos dados, onde foram encontrados indícios de que o aplicativo móvel CareTaker ™ atendeu aos aspectos técnicos de usabilidade avaliados. Além disso, foi possível observar que os cuidadores leigos, que receberam um “Roteiro Guiado” (Trajetória de Aprendizagem), apresentaram uma média de aprendizagem levemente maior do que os que receberam o “Roteiro Livre”.pt_BR
dc.description.abstractDespite the accelerated development of technology, there is a lack of applications aimed at learning skills related to health care. Mobile apps can be allies to support the daily challenges experienced by lay caregivers. In order to face these adversities, in this Thesis, the CareTaker™ mobile application was developed, which aims to help lay caregivers in learning to develop skills related to health care. The general objective of this thesis was to investigate whether the use of the CareTaker™ mobile application can promote lay caregiver learning for the development of health care skills. This research is applied, explanatory, mixed and adopted, as a technical procedure, the exploratory case study. To achieve the proposed objectives, it was divided into two phases. In Phase 1, two stages were carried out: “Stage 1 - Rationale”, which consisted of a bibliographic survey, research problematization and analysis of works and applications related to the area of health care; “Stage 2 - Development”, in which the CareTaker™ mobile application was planned and the technology used for its development was appropriated; and In Phase 2, the three stages of the research were conducted. The “Stage 1 - Preliminary Study'', which was developed and validated an evaluation instrument; “Stage 2 - Final Study”, which investigated the perception of caregiver learning for the development of health care skills. Finally, in “Step 3 - Discussion of Results'', data consolidation was carried out, where evidence was found that the CareTaker™ mobile application met the technical aspects of usability evaluated. In addition, it was possible to observe that lay caregivers who received a “Guided Roadmap” (Learning Trajectory) presented a slightly higher learning average than those who received the “Free Roadmap”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCaretaker™en
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectUsabilityen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLearning trajectoryen
dc.subjectSkillsen
dc.subjectCaregiversen
dc.titleTrajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.identifier.nrb001141159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples