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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorGräbin, Eduardo Felipe Grollipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:40:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240160pt_BR
dc.description.abstractBicicletas são um meio de transporte bastante difundido e cada vez mais utilizado para a mobilidade urbana, lazer e competições. Além dos benefícios para a saúde, possuem um impacto mínimo no ambiente quanto a emissões. Os modelos de bicicletas têm se modificado ao longo do tempo em função do surgimento de novos materiais, produção em massa e demandas de conforto dos usuários. O estudo do comportamento dinâmico de bicicletas tem relevância para o projeto de novos modelos que sejam mais leves, ergonomicamente mais apropriados ou mesmo mais confortáveis e eficientes em transformar o esforço humano em movimento. Neste trabalho é desenvolvido um modelo dinâmico de bicicleta que inclui a presença de um modelo biodinâmico humano a fim de quantificar e comparar o conforto para diversas situações de irregularidades do solo, além de propriedades de rigidez e amortecimento de suspensões. Gráficos e tabelas comparativas entre as diferentes situações sob o ponto de vista do usuário são indicados, traçando-se comentários sobre seus efeitos no conforto geral.pt_BR
dc.description.abstractBicycles are a widespread means of transport and increasingly used for urban mobility, leisure and competitions. In addition to the health benefits, it has a minimal impact on the environment in terms of emissions. Bicycle models have changed over time due to the emergence of new materials, mass production and user comfort. The study of the dynamic behavior of bicycles is relevant for the design of new models that are lighter, more ergonomically appropriate or even more comfortable and efficient in transforming human effort into movement. In this work, a dynamic bicycle model is developed that includes the presence of a human biodynamic model to quantify and compare the comfort for different situations of ground irregularities in addition to stiffness and damping properties of suspensions. Comparative graphs and tables between the different situations from the user's point of view are indicated, with comments on their effects on general comfort.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMechanical vibrationen
dc.subjectModelagem dinâmicapt_BR
dc.subjectBicycle dynamicsen
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectNewmark methoden
dc.subjectVCIen
dc.subjectVMBen
dc.titleEstudo do comportamento dinâmico de um modelo de bicicletapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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