Repositório Digital

A- A A+

Projeto, construção e calibração de um dosador de poeira para ensaios de elementos filtrantes

.

Projeto, construção e calibração de um dosador de poeira para ensaios de elementos filtrantes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projeto, construção e calibração de um dosador de poeira para ensaios de elementos filtrantes
Outro título Project, construction and calibration of a dust feeder for filter elements tests
Autor Zimmer, Leonardo
Orientador Schneider, Paulo Smith
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Air filter validation
[en] Bench test
[en] Dust feeder
[en] Particulate
[en] Screw conveyor
Resumo O desenvolvimento de novos filtros de passagem de ar para atender as mais diversas exigências de projeto e ambientais é um grande desafio. Para o completo estudo das características projetuais de filtros são necessários simulações e experimentos em bancada. Assim, esse trabalho relata o projeto, a construção e calibração de um dosador de poeira para avaliação de filtros em bancada. O dosador usa o método de transporte por rosca transportadora. Com o mesmo, a uma rotação de 6,1RPM e com um particulado com uma densidade aparente de 275kg/m3, é possível conseguir taxa mássica constantes de 840,7 mg/min com uma incerteza de 5,6%, com 95% de confiança. Segundo os resultados encontrados, o dosador opera de forma constante e repetitiva, com confiabilidade e atende às necessidades do projeto de avaliação de filtro. Além de descrever todos os processos de desenvolvimento do equipamento, são descritas as dificuldades e as soluções encontradas.
Abstract The development of new air filters to meet with the diversity of requirements of engineering projects and environment laws it is a great challenge. In order to have a complete study of project filter features, simulation and bench test are necessary. Therefore, this work reports the project, the construction, and the calibration of a dust feeder used to evaluate filters. The feeder uses the screw conveyor method. Operating in 6,1RPM and using a 275kg/m3 bulk density particulate, is possible to achieve constant mass flow rate of 840,7mg/min with a measurement uncertainty of 5,6%, with 95% of confidence. According to results, the dust feeder works constantly and repeatedly, with confidence and meets the needs of the validation air filter project. Apart from describing every development steps, the difficulties and the solutions found are also reported in this work.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24026
Arquivos Descrição Formato
000742662.pdf (1.190Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.