Repositório Digital

A- A A+

Avaliação termo-energética de um edifício segundo critérios de prédios verdes

.

Avaliação termo-energética de um edifício segundo critérios de prédios verdes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação termo-energética de um edifício segundo critérios de prédios verdes
Autor Souza, Lucas Collet de
Orientador Beyer, Paulo Otto
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] EnergyPlus
[en] Green buildings
[en] Power consumption
[en] Simulation
[en] Sustainable building
[en] Thermal energy efficiency
Resumo A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais no mundo. Desde a extração da matéria-prima até a conclusão da obra, os edifícios utilizam grande parte da ener-gia produzida no planeta. Durante sua vida útil o gasto com energia também é alto e há uma grande produção de lixo proveniente dos moradores e da realização de obras e reformas. Com o intuito de conter e reduzir esses problemas foram criados programas que visam à redução dos impactos da construção sobre a saúde humana e o meio ambiente através do uso eficiente da energia, água e outros recursos, os chamados prédios verdes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um prédio energeticamente eficiente, segundo o programa de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), através da sua análise termo-energética. Com o auxílio do software EnergyPlus, as modificações realizadas no edifí-cio proposto, como utilização de isolamento térmico nas paredes, acionamento automático das proteções solares internas, variação automática da potência do sistema de iluminação e a utili-zação de diferentes tipos de vidros são avaliadas para que consumo total do prédio seja redu-zido. Para o caso apresentado neste trabalho a redução chegou a 41%.
Abstract A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais no mundo. Desde a extração da matéria-prima até a conclusão da obra, os edifícios utilizam grande parte da ener-gia produzida no planeta. Durante sua vida útil o gasto com energia também é alto e há uma grande produção de lixo proveniente dos moradores e da realização de obras e reformas. Com o intuito de conter e reduzir esses problemas foram criados programas que visam à redução dos impactos da construção sobre a saúde humana e o meio ambiente através do uso eficiente da energia, água e outros recursos, os chamados prédios verdes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um prédio energeticamente eficiente, segundo o programa de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), através da sua análise termo-energética. Com o auxílio do software EnergyPlus, as modificações realizadas no edifí-cio proposto, como utilização de isolamento térmico nas paredes, acionamento automático das proteções solares internas, variação automática da potência do sistema de iluminação e a utili-zação de diferentes tipos de vidros são avaliadas para que consumo total do prédio seja redu-zido. Para o caso apresentado neste trabalho a redução chegou a 41%.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24028
Arquivos Descrição Formato
000742667.pdf (672.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.