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dc.contributor.advisorBonin, Luis Carlospt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Cristian Rosa dept_BR
dc.date.accessioned2010-06-23T04:21:00Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24090pt_BR
dc.description.abstractAs edificações são construídas para durarem muitos anos, porém no momento que são entregues aos usuários elas começam a sofrer vários tipos de degradação tornando a manutenção necessária. Quando trata-se de um conjunto de edifícios a problemática torna-se maior devido principalmente à dificuldade de gerir um grande número de atividades de manutenção, mas também pela necessidade de conciliar interesses diversos e conflituosos. Neste caso, faz-se necessário a organização de um Sistema de Manutenção que tem como finalidade responder todas as questões referentes ao gerenciamento de um conjunto de prédios. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura do Sistema de Serviços de Manutenção da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando identificar, por exemplo, tipos de serviços com maior demanda, serviços com maior tempo de atendimento, maiores demandas em cada Campus. Para isso, primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica abordando assuntos referentes às atividades de manutenção bem como sistemas de manutenção. Em seguida foi feita uma pesquisa sobre o funcionamento do Sistema de Serviços da Superintendência de Infraestrutura. A etapa seguinte foi a coleta e análise das variáveis geradas pelo sistema onde foram escolhido como variáveis as demandas das solicitações, o número de solicitações não encerradas, o tempo de atendimento e o tempo médio de execução. Depois de escolhidos os indicadores foram geradas estatísticas sobre estas variáveis. Como resultado do estudo das demandas observou-se a existência de uma demanda superior do Campus Centro, podendo ser resultado da idade dos prédios. Se tratando de solicitações não encerradas obtiveram-se valores elevados indicando a necessidade de se aprofundar o estudo para descobrir os motivos destes resultados. Já em relação aos tempos de atendimento chegou-se a conclusão de que a grande maioria dos serviços são atendidos no intervalo de uma semana, porém existem algumas diferenças que podem ser melhor estudadas entre cada Campus.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleGeração de indicadores visando a otimização da gestão da manutenção na Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000741749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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