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Simulação computacional de iluminação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Unidade Feliz

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Simulação computacional de iluminação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Unidade Feliz

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Título Simulação computacional de iluminação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Unidade Feliz
Autor Berti, Johny
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho apresenta simulações computacionais de iluminação nas dependências de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Feliz/RS. Trata-se de uma edificação escolar que, entre outros aspectos destacáveis, apresenta um projeto de aproveitamento lumínico da luz natural, uma fonte de luz mais intensa e agradável, sem custo de utilização e ambientalmente correta. O estudo foi desenvolvido com uso do software Ecotect, tendo como caso estudado uma das salas de aula já edificadas no local. Para a modelagem computacional da situação real da sala foram considerados os elementos que a compõem, com base em mensurações feitas no local, durante uma visita técnica, dados do projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra. O objetivo das simulações ficou centrado na análise do Fator de Luz Diurna. Portando utilizando-se como céu de projeto a condição de céu encoberto com intensidade fornecida pelo software. Caracterizado, principalmente, pela geometria e localização geográfica da edificação, o Fator de Luz Diurna possibilitou uma correta percepção da distribuição das iluminâncias naturais, dentro do ambiente estudado. O trabalho apresenta, também, uma proposta de uma nova configuração dos sistemas de iluminação para a sala estudada e seus resultados lumínicos, além de resultados obtidos mediante medições in loco de iluminância, no mesmo local simulado. Ao analisar os resultados obtidos pela simulação, constatou-se que a distribuição das iluminâncias no interior da sala de aula apresenta valores bem distribuídos, porém não se pode inferir se estas distribuições garantem condições de uso para a sala. A contribuição de iluminação do sistema de prateleira de luz não demonstrou bons resultados nas condições de céu encoberto. O modelo proposto apresentou um bom resultado na uniformização do Fator de Luz Diurna interno, porém reduzindo a intensidade das iluminâncias presentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24114
Arquivos Descrição Formato
000741827.pdf (5.484Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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