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Fundações superficiais de linhas de transmissão submetidas a esforços de tração: comparação entre métodos de previsão de capacidade de carga

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Fundações superficiais de linhas de transmissão submetidas a esforços de tração: comparação entre métodos de previsão de capacidade de carga

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Título Fundações superficiais de linhas de transmissão submetidas a esforços de tração: comparação entre métodos de previsão de capacidade de carga
Autor Jung, Jonatan Garrido
Orientador Consoli, Nilo Cesar
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho faz uma comparação entre os resultados obtidos através da aplicação de diversos métodos de previsão de capacidade de carga de fundações superficiais submetidas a esforços de tração. No projeto de fundações para torres de linhas de transmissão, os esforços de tração, na maioria dos casos, são determinantes para as dimensões da fundação, o que significa que as dimensões necessárias para atender aos esforços de arrancamento serão suficientes para suportar os demais esforços atuantes na fundação. São apresentados alguns dos métodos de estimativa de capacidade de carga à tração mais utilizados indicados na bibliografia disponível sobre o assunto. Foi feito também uma pesquisa de resultados de provas de carga de fundações superficiais realizadas em fundações submetidas ao arrancamento. Dos resultados das provas de carga, foram obtidos os dados geotécnicos dos solos onde ocorreram os ensaios e a capacidade de resistência a tração das fundações ensaiadas. De posse dos dados geotécnicos foi possível aplicar o roteiro de cálculo dos métodos estudados e calcular os valores de capacidade fornecidos pelas diferentes teorias. Finalmente foi feita a comparação entre os resultados das provas de carga e os resultados obtidos através dos métodos de cálculo, de maneira a identificar qual método apresenta valores mais próximos aos encontrados nas provas de carga de arrancamento. Da comparação dos resultados encontrados foi constatado que o método do Cilindro de atrito foi o que obteve previsões de resistência ao arrancamento mais próximas das provas de carga na maioria das situações.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24115
Arquivos Descrição Formato
000741831.pdf (656.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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