Repositório Digital

A- A A+

Edificações multifamiliares sem dispositivo de ligação superior alvenaria-estrutura: análise do sistema construtivo

.

Edificações multifamiliares sem dispositivo de ligação superior alvenaria-estrutura: análise do sistema construtivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Edificações multifamiliares sem dispositivo de ligação superior alvenaria-estrutura: análise do sistema construtivo
Autor Sperotto, Jullion Nicolas
Orientador Rios, Roberto Domingo
Co-orientador Cremonini, Ruy Alberto
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo No presente trabalho é apresentado um sistema construtivo de edificações multifamiliares com estrutura em concreto armado e alvenarias de vedação. O diferencial deste sistema reside no fato de as alvenarias serem executadas antes das vigas e lajes do pavimento superior. Após a conclusão das paredes divisórias e de vedação, os elementos estruturais são concretados apoiados nas alvenarias. Teoricamente, com as deformações impostas pelas vigas (flechas), a curto e a longo prazo, poderia se afirmar que o sistema construtivo em questão é inviável. Porém, o que se observou na prática foi um sistema muito eficaz, que até o presente momento não gerou manifestações patológicas, nem nas alvenarias e nem na estrutura. Com isso, buscou-se levantar quais os condicionantes de projeto e execução que permitem que o sistema seja viável, de maneira a não apresentar problemas à edificação. Para tal, iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, sempre abordando temas relacionados às alvenarias de vedação e estruturas portantes, como a ligação superior entre estes elementos e as deformações, principalmente as ocorridas ao longo do tempo, fenômeno do concreto conhecido como fluência. A partir de então, vistoriou-se dois edifícios em uso, que foram concebidos e executados neste sistema construtivo. Além disso, dois edifícios em execução foram acompanhados. Estas obras adotam o mesmo sistema para a execução de alvenarias e estrutura. Com o acompanhamento das obras foi possível descrever todo o processo executivo do sistema, e em conjunto com a avaliação de projetos estruturais e arquitetônicos, caracterizar estes empreendimentos. Com isso, descreveram-se os possíveis condicionantes que são determinantes para que não haja problemas com estas edificações.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24118
Arquivos Descrição Formato
000741842.pdf (10.34Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.