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Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre

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Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre

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Título Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
Autor Meira, Roberta Dal Sasso
Orientador Nodari, Christine Tessele
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
[en] Pedestrians
[en] Road accident
[en] Traffic calming
[en] Traffic calming measures
Resumo Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da infra-estrutura atualmente utilizada na cidade de Porto Alegre para a redução do número de atropelamentos. Através da revisão bibliográfica foi possível verificar a gravidade e os custos decorrentes dos acidentes de trânsito em todo o Mundo, além de identificar o atropelamento como o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais. Ainda com base na revisão bibliográfica, a importância do modo a pé nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento foi demonstrada. Sendo assim, pela gravidade dos atropelamentos e pela importância dos deslocamentos a pé, a preocupação com a segurança e com a qualidade das vias para os pedestres é justificada. Um dos principais agravantes para os atropelamentos é a velocidade de colisão, que reduz consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas. Por esse motivo, a análise desse trabalho considera a existência de medidas de moderação de tráfego, ou Traffic Calming, para proporcionar o aumento da segurança parapedestres. Essas medidas são amplamente utilizada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália e mostra-se muito eficiente para melhorar o ambiente para os pedestres. A moderação de tráfego tem como principais objetivos restringir a velocidade dos veículos e priorizar e incentivar os modos não motorizados. Através da análise de 10 pontos identificados através de um estudo exploratório, foi verificada a falta do uso de medidas de moderação de tráfego nesses locais. Embora, algumas medidas de apoio e segurança estejam sendo utilizadas nesses locais, observou-se que medidas de restrição de velocidade são inexistentes. No entanto, constatou-se que a localização desses pontos, em vias de alto volume de tráfego, limita o uso da técnica, porém algumas medidas poderiam ser implantadas.
Abstract This study’s objective is to critically analyze the infra-structure currently used in the city of Porto Alegre in order to reduce the number of road accidents. Through the bibliography, it was possible to verify the gravity and the costs of car accidents throughout the world, as well as identify the road accident as the accident with the greatest number of fatal victims. Still through the bibliography revised, the importance of on foot dislocation in developing countries urban zones was ascertained. Hence, because of the road accident’s gravity and of the importance of on foot dislocation, the concern with the safety and quality of the streets for pedestrians is justified. One of the main aggravators for road accidents is the velocity of the collision, which considerably reduces the victim’s chances of survival. For that reason, this study has the base for the increase in pedestrians’ safety the measurements of traffic moderation through the technique of Traffic Calming. This technique is broadly used in Europe, in the United Stated, Canada and Australia and has been very efficient in improving the environment for pedestrians, for it has as its objectives the restraint of the vehicles’ speed and prioritize and encourage non-motorized modes. Through the analysis of ten identified points in a exploratory study, it was verified the lack of traffic moderation measures in these places. Some support and safety measures are being used, but the speed restraining measures are non-existent. The location of these spots, in streets with high capacity and velocity, limits the use of the technique, but some measures could be implanted.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24124
Arquivos Descrição Formato
000741861.pdf (14.74Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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