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Estudo de uma viga curva de seção caixão aberto construída por balanços sucessivos

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Estudo de uma viga curva de seção caixão aberto construída por balanços sucessivos

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Título Estudo de uma viga curva de seção caixão aberto construída por balanços sucessivos
Autor Rubbo, Diogo
Orientador Schwingel, Rubem Clecio
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho apresenta um estudo de uma viga curva de seção aberta que servirá de via para um sistema de transporte – Aeromóvel – propulsionado a ar. O estudo consiste em determinar os esforços e a capacidade resistente de uma viga curva de seção caixão aberto construída por balanços sucessivos. A viga em estudo apresenta um comprimento contínuo de 100 metros e vãos livres de 25 metros. Foram estudados os esforços oriundos da fase construtiva da estrutura, assim como os esforços atuantes em situação de serviço. Além da determinação dos esforços que atuarão na estrutura, o estudo contempla a determinação de sua capacidade resistente. Os esforços na fase de construção são inerentes ao processo construtivo que será por aduelas pré-fabricadas montadas por balanços sucessivos. Já os esforços de serviço são determinados pelo peso próprio da estrutura e pelo trem-tipo do veículo que passará sobre a via. Para a determinação da armadura de protensão, são considerados os esforços máximos e mínimos a que a estrutura estará submetida durante sua vida útil, fazendo com que esta atenda aos limites de segurança estabelecidos pela normatização técnica brasileira. O trabalho apresenta a verificação das tensões admissíveis na estrutura para a situação de serviço e também a verificação do estado limite último. Este estudo não considera os esforços devido ao vento e à pressão no interior da seção devido à força de propulsão do veículo. Será dada uma atenção especial aos esforços de torção provindos da estrutura curva. Os esforços serão obtidos através o software SAP 2000. Após o atendimento dos critérios de segurança, estabelecidos pela normatização brasileira, será definido o raio de curvatura mínimo que poderá ser executada a estrutura em estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24137
Arquivos Descrição Formato
000741754.pdf (5.471Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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