Repositório Digital

A- A A+

Lazer e sociabilidade na área rural de Nova Pádua : um estudo etnográfico

.

Lazer e sociabilidade na área rural de Nova Pádua : um estudo etnográfico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lazer e sociabilidade na área rural de Nova Pádua : um estudo etnográfico
Autor Ghiggi, Micheli Vergínia
Orientador Stigger, Marco Paulo
Co-orientador Silveira, Raquel da
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Etnografia
Imigração
Lazer : Historia
Resumo O lazer tem sido tema de diversos estudos na área de Educação Física, contudo, em áreas rurais é pouco estudado. Este estudo busca compreender o lazer da área rural de Nova Pádua (cidade do interior do Rio Grande do Sul), mais especificamente do Travessão Paredes, localidade rural no interior do município habitada por famílias de origem italiana. Este Travessão é composto por cerca de 50 famílias, possui uma Igreja, um salão para festas e jogos, uma cancha de bocha, local para jogos de mesa e duas bodegas. É nestes espaços que se dão majoritariamente as suas vivências de lazer, o que se buscou compreender através da metodologia etnográfica, caracterizada por um processo de imersão da investigadora na cultura estudada (26 diários de campo e seis entrevistas semiestruturadas com informantes privilegiados). A partir das informações obtidas no decorrer da pesquisa é possível afirmar que o lazer de pessoas que vivem na área rural investigada possui peculiaridades que as diferenciam do lazer em áreas urbanas. As práticas dos momentos de lazer se vinculam fortemente a manutenção da identidade italiana, portanto aspectos étnicos são significativos nas práticas de lazer dos moradores, onde alguns jogos realizados, a culinária, artesanatos e festas advêm desta etnia, a qual é constantemente requisitada nas falas e ações dos jogadores. O catolicismo é a religião praticada pelos imigrantes italianos, onde esta comunidade se integra e as suas práticas estão presentes também nos momentos de lazer da população.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24170
Arquivos Descrição Formato
000745802.pdf (606.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.