Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrijó, Luiz Albertopt_BR
dc.contributor.authorFavretto, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:08:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241777pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estudar as mudanças decorrentes do neoliberalismo na parada musical mais importante dos EUA: o chart Hot 100 da Billboard. A hipótese central é de que a racionalidade neoliberal colonizou tanto as canções quanto a indústria da música e a revista. Para tal aferição, foi feita uma análise de conteúdo de clipes, das condições de produção destes e da revista em duas décadas: 1970 e 2000. A periodização foi escolhida pelo fato de que no primeiro decênio o projeto neoliberal estava em seu início, ao passo que no início do século XXI este já havia se tornado hegemônico. No primeiro capítulo é feita uma análise das diferenças nas condições de produção canções que chegam ao Hot 100. São escrutinados os processos de oligopolização e concentração da indústria da música estadunidense e a própria Billboard. Através da mineração de dados, foi possível aferir quais palavras e expressões foram mais recorrentes nas dez revistas de fim de ano de cada década. Concluiu-se que houve uma colonização da revista pela racionalidade neoliberal e um intenso processo de oligopolização na indústria cultural dos EUA no fim da década de 1990. No segundo capítulo foi feita a análise de conteúdo dos vídeos. Foram escolhidos diversos clipesmodelo que possuem narrativas que se repetem, tanto no chart quanto em outras produções da indústria cultural. Foi realizada uma discussão que junta a análise das condições de produção da primeira parte com o escrutínio dos vídeos. Por fim, produziuse uma análise historiográfica de crítica cultural. Concluiu-se que o neoliberalismo, por ter colonizado a cadeia produtiva da indústria da música estadunidense, foi responsável pelo aparecimento de enunciados mais conservadores e elitistas nos clipes das canções que chegaram aos charts nos anos 2000 quando comparadas com seus pares da década de 1970.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to study the changes triggered by neoliberalism in the most important musical chart of the USA: Billboard’s Hot 100. The main hypothesis is that the neoliberal rationality colonized the songs, the industry and the magazine. For such, a content analysis of the videoclips, the conditions of production of the industry and the magazine was made in two decades: 1970 and 2000. The periodization was chosen due to the fact that in the first decennia the neoliberal project was beginning, whereas in the beginning of the XXI century it had already become hegemonic. In the first chapter, an analysis of the differences in the conditions of production of the songs that reach the Hot 100 is conducted. The processes of oligopolization and concentration of the music industry of the USA and the magazine are scrutinized. Through data mining, it was possible to assess which words and expressions were more recurrent on ten of the year end Billboards of each decade. It was concluded that the magazine was colonized by the neoliberal rationality and that there was an intense process of oligopolization of the music industry by the end of the 1990s. In the second chapter, the content analysis of the video is conducted. A series of ideal videoclips were chosen. These have narratives that repeat themselves in the charts and in other products of the culture industry. A discussion that merges the analysis of the conditions of production and the scrutiny of the videos was made, producing a historic analysis of cultural critique. It was concluded that neoliberalism, having colonized the productive chain of the US music industry, was responsible for the emergence of more conservative and elitist enunciations in the videoclips of the songs that reached the charts in the 2000s in comparison to the ones of the 1970s.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic industryen
dc.subjectIndústria cultural : Estados Unidospt_BR
dc.subjectIndústria da músicapt_BR
dc.subjectUSAen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectCulture industryen
dc.subjectBillboarden
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEstados Unidos : Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectHot 100en
dc.subjectChartsen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.titleIndústria da música e neoliberalismo: uma análise de conteúdo comparativa das condições de produção, dos clipes do Hot 100 e da revista Billboard das décadas de 1970 e 2000pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144113pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples