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A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado

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A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado

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Título A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
Autor Walter, Marcelo
Orientador Laschuk, Anatolio
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Assunto Computação gráfica
Realismo : Computacao grafica
[en] Bump mapping
[en] Computer graphics
[en] Realism
[en] Solid texture
[en] Texture mapping
[en] Texture synthesis techniques
Resumo As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área.
Abstract The Computer Graphics texture synthesis techniques are a well defined group which main goal is to add visual information to the image. This visual information will increase the realism. Texture synthesis techniques for implementation in a limited environment are identified, namely texture mapping, bump mapping and solid texture. The main aspect of the environment is the VGA video card. A system is described and implemented to visualize simple objects where the selected texture synthesis techniques were applied . Some images are synthesized and the results are analysed. It is explored the use of patterns to increase images visual resolution in conection with texture mapping technique. It is presented a set of texture definitions from Computer Graphics, Psychology and Image Processing studies. These definitions are integrated and make possible to form a generic concept about the subject. Models and techniques for texture description and synthesis are presented. This survey identified trends in this area.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/24181
Arquivos Descrição Formato
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