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Abolição das desigualdades : ações afirmativas no ensino superior

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Abolição das desigualdades : ações afirmativas no ensino superior

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Título Abolição das desigualdades : ações afirmativas no ensino superior
Autor Sanger, Dircenara dos Santos
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ações afirmativas
Ensino superior
Negros
[en] Affirmative actions – College education
[en] Ancestrality: Africa-Brazil-United States
[en] Black movement
[en] Black people – education
[es] Acción afirmativa – enseñanza superior
[es] Ancestralidad: África – Brasil – Estados Unidos
[es] Movimiento negro
[es] Negro – educación
[zu] Dúdú – eko
[zu] Egúngun: Afrika – Brasili - Àwon Ìlú Fi Kún
[zu] Ise Ìtenumó – Ilé Ìwé Àgbá
[zu] Ti O Lè Rìn Dudu
Resumo A tese tem o ponto central nas Ações Afirmativas na sociedade brasileira e problematiza: "Que sentidos têm para os egressos do Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS) as Ações Afirmativas?" Seu objetivo foi entender, compreender, analisar o papel dessas ações e/ou o sentido que tem para os egressos dessa Instituição de Ensino Superior privada, no Brasil, conveniada com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE). De forma secundária, ela objetivava conhecer, pelo estudo sistemático, a ancestralidade africana; aproximar as relações entre raça/etnia e classe social; compreender o caminho/processo das lutas do povo negro afro-gaúcho e brasileiro; analisar os caminhos dessas ações no mundo, especificamente no Brasil e nos Estados Unidos. Foi feito um estudo de caso – de natureza qualitativa – mediante coleta de dados por meio de questionários, entrevistas, encontro de egressos e análise de documentos dos locais da pesquisa. Foram entrevistados professores do The John Lewis Warfield Center for African and African American Studies at The University of Texas at Austin – USA e analisada a produção bibliográfica desse país sobre a temática. Como resultados, foram descobertos costumes locais cotidianos oriundos do passado africano que deixaram suas contribuições em nossa sociedade; nos tempos da escravidão, lutas quilombolas emergiram na/para abolição das desigualdades. Os conceitos das ações afirmativas se diferenciam – em amplitude e metas – na educação, no mercado de trabalho e na diversidade do convívio em espaços sociais. Concluiu-se que as relações raça-etnia-classe formam o tripé onde se destacam como sentidos da ação afirmativa para os egressos: futuro profissional; futuro familiar e pessoal; realização de um sonho; possibilidade de reconstrução da identidade; oportunidade única; elevação da autoestima; retratação cultural; avanço socioeconômico e perspectiva de vida.
Resumo Ìsìnrú na ní bawo ohun pàtàkì na ise ìtenumó ni Brasili ati ìbi: "ki banújé ní fun àwon ki jadekúrò Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS) àwon ise ìtenumó?" Èrò: yé, mó, túka ìwé ré ati/tabi banújé fun àwon jadekúrò ilá ìweé àgbá ni Brasili ki tó si Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE). Kan ekeji ibéèrè àwárì: mò nípa ikó àwon egúngun Afrika; kó bawo bi fifún àwon ohun lâárín èda ènià, arãlé ati egbé; mò, ònà àwon já ogun aráye Dudu gaúcho ati Brasili; túka àwon ònà ise wonyi ni ilê-ayé, ni Brasili ati Àwon Ìlú Fi Kún. Ekó àwon ohun – ìwádi ìrí – síbí àwon ohun nípa àwon ibéèrè, ìbi, pàdé àwon èniyàn ki jadekúrò, ati, túka àwon ìwé àwon ibi iwadí. Ibéèrè pèlú àwon olùkó The John Lewis Warfield Center for African and African Americen Studies at The University of Texas at Austin – USA ati túka ida sílè àwon ìwé ìlú eyi nípa ibéèrè. Àwon ìdáhùn: bá àwon asa ibi ojõjó ti dé ikoja Afrika ki kòsílè àdáwó ré nínú awa; nínú àwon àkókò àwon erú, àwon ja ogun quilombolas rú jade àwon ni/fun òmìnirà àwon ko ìbásededé – ni ìtóbi ati àwon àkója – ni ekó ati ni ojá ise ati, ni àwon onírúurú ni àwon ibi egbé. Àwon ìdáhùn: àwon ibéèrè èdá ènià-arãlé- egbé ni eta àwon ohun pàtàkì fun àwon ise ìtenumó fun àwon jadekúrò: èhin-òla isé; èhin-òla ebí ati ara; àlá da; èda titun ènia; titun àsìkò; pó si ife pàápàá; ìwé ìhòhìn àwon ohun egbé; pó si ìdàpò ati ìsúná ati ayé.
Abstract This dissertation has the central concern with the affirmative actions in the Brazilian society and problematizes: "What meanings do the affirmative actions have to former students of the Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS)?" Its objective was to understand, grasp, and analyze the affirmative actions role and/or meaning to former students of this Brazilian private college institution, affiliated to the Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE). Secondly it aimed at knowing the African ancestrality through a systematic study; at approaching the relations between race/ethnicity and social class; at grasping the path/process of Black people´s struggles in Rio Grande do Sul and in Brazil; at analyzing the ways of those actions in the world, specifically in Brazil and in the United States. A case study was performed – in qualitative terms – by collecting data through questionnaires, interviews, meetings with former students, and analysis of documents from the research sites. Were also interviewed professors of The John Lewis Warfield Center for African and African American Studies at The University of Texas at Austin – USA and analyzed the bibliographic works about the thematic produced in this country. As a result, were found daily local habits arisen from the Africans past, which bring contributions to our society; in slavery times, maroon struggles emerged to abolish racial inequalities. Affirmative actions concepts differ – in ampleness and goals – in education, in labor market and in the diversity of social contact in social spaces. The conclusion was that race-ethnicity-social class relations form the tripod where the meanings of affirmative actions to former students are highlighted: professional future; family and personal future; a dream fulfillment; ways of identity reconstruction; unique opportunity; self-esteem improvement; socioeconomic progress, cultural withdrawal and life perspective.
Resumen La tesis tiene el punto central en las acciones afirmativas en la sociedad brasileña y problematiza: "¿Qué sentidos tienen para los egresos del Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS) las Acciones Afirmativas?" Objetivo: entender, comprender, analizar su papel y/o sentido para egresos de esta Institución de Enseñanza Superior privada en Brasil, conveniada al Centro Ecumenico de Cultura Negra (CECUNE). Secundariamente objetiva: conocer por el estudio sistemático la ancestralidad africana; aproximar las relaciones entre raza/etnia y clase social; comprender el camino/proceso de luchas del pueblo negro afro-gaucho y brasileño; analizar los caminos de esas acciones en los espacios del mundo, específicamente Brasil y Estados Unidos. Estudio de caso - naturaleza cualitativa - colecta de datos por medio de cuestionarios, entrevistas, encuentro de egresos, y, analiza documentos de los sitios de la pesquisa. Entrevistas con profesores de The John Lewis Warfield Center for African and African American Studies at The University of Texas at Austin- USA y análisis de la producción bibliográfica de este país sobre la temática. Resultados: fueron descubiertas costumbres locales cotidianas, oriundas del pasado africano que dejan sus contribuiciones en nuestra sociedad; entre los tiempos de esclavitud, luchas quilombolas emergen en las/para aboliciones de las desigualdades. Conceptos de las acciones afirmativas se diferencian – en amplitud y metas – en la educación y en el mercado de trabajo y, en la diversidad del convivio en espacios sociales. Conclusiones: Relaciones raza-etnia-clase forman el trípode que se destacan como sentidos de la acción afirmativa para los egresos: futuro profesional; futuro familiar y personal; realización de un sueño; posibilidad de reconstrucción de identidad; oportunidad única; elevación de la autoestima; retractación cultural; avanzo socioeconómico y perspectiva de vida.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/24195
Arquivos Descrição Formato
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