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Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Título Produção científica sobre o recém-nascido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Marasquin, Elisa Danoski
Orientador Pedro, Eva Néri Rubim
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Produção científica
Recém-nascido
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Resumo O presente estudo tem como objetivo caracterizar os estudos sobre o recém-nascido realizados no programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzidos no período de 1999 a 2008. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, na qual a fonte dos dados constituiu-se de todas as dissertações que tiveram o Recém-nascido como objeto de estudo nos primeiros dez anos do referido programa stricto sensu. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de onde emergiram três temas: O Universo do Recém-nascido Hospitalizado, Questões Subjetivas no Cuidado ao Recém-nascido e O Local de Cuidado como Espaço de Aprendizado. Constatou-se a produção de 11 dissertações com a temática do Recém-nascido, sendo que dez foram estudos qualitativos e um estudo foi quantitativo. Em três dissertações a preocupação do estudo foi o pai do Recém-nascido, em três dissertações a mãe, em outras três a equipe cuidadora, uma os pais e em outra o Recém-nascido. Sete dissertações escolheram Unidades de Internação Neonatal como local de estudo e apenas duas não foram realizadas no contexto hospitalar. Identificou-se a preocupação dos pesquisadores com essa etapa da vida no que se refere ao ambiente, sentimentos, relações, importância do vínculo, entre outros aspectos. Ressalta-se a necessidade de continuidade de estudos nessa área e também a importância de estudos quantitativos que apontem para indicadores que possam contribuir para o conhecimento e aprofundamento do cuidado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24199
Arquivos Descrição Formato
000746303.pdf (86.76Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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